Máquinas do exterior vão aumentar presença no país


O volume de maquinário importado deve aumentar no Brasil. No último dia 28 de julho, a Câmara de Comércio Exterior (Camex), subordinada ao governo federal, publicou uma lista de 141 novos produtos que terão sua tarifa de importação reduzida dentro do regime de ex-tarifários. O ex-tarifário é um mecanismo para reduzir temporariamente o Imposto de Importação sobre alguns produtos, quando não houver produção nacional ou similar do bem.

São 134 bens simples (de apenas um maquinário ou equipamento) e 7 de sistemas integrados (um conjunto de máquinas ou equipamentos). As tarifas de importação para esses produtos foram reduzidas para 2% até o dia 31 de dezembro de 2008. Os principais setores beneficiados foram papel e celulose, têxtil, siderúrgico e autopeças.

Desde julho de 2001, quando o regime entrou em vigor, a julho deste ano, foram concedidos 6.472 ex-tarifários, que somam mais de US$ 77 bilhões em investimentos globais em todo território brasileiro. Atualmente, estão em vigor 2.691 ex-tarifários.

Tópicos: