Metalurgia 2008 será 40% maior que a última edição


A sexta edição da Metalurgia - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços - será realizada em Joinville, Santa Catarina, de 9 a 12 de setembro.

Organizada pela Messe Brasil, a Metalurgia 2008 conta com o apoio da Associação Brasileira de Fundição (Abifa), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Principal evento da metalurgia brasileira neste ano, a feira apresenta crescimento de 40% em relação à última edição, refletindo o bom desempenho do setor neste momento.

Segundo dados da Abifa (Associação Brasileira de Fundição), de janeiro a maio deste ano, o Brasil produziu 1.436.316 toneladas de fundidos, 10,3% a mais que no mesmo período do ano passado. Na região Sul o crescimento foi de 12,7%. O número de brasileiros empregados no setor aumentou 5,7%. As exportações de fundidos foram responsáveis por um faturamento superior a U$ 590 milhões de dólares nos primeiros cinco meses de 2008, o que representa um crescimento de 7,1%, se comparado ao mesmo período de 2007.

De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o semestre teve produção de 1,68 milhão de veículos, recorde histórico, 21,3% superior em relação ao primeiro semestre de 2007. A indústria automobilística abriu mais mil postos de trabalho e o semestre terminou com 127.593 empregos diretos.

O setor calcula aumentar a comercialização doméstica 24,2% acima do registrado em 2007, correspondente a 3,06 milhões de veículos. No mercado internacional, o setor projeta uma alta de 7,4% nas exportações, com o faturamento alcançando US$ 14,5 bilhões.

A Metalurgia 2008 se caracteriza pela oportunidade de negócios, aprimoramento tecnológico, reciclagem profissional e reunirá expositores brasileiros e estrangeiros de todos os segmentos da cadeia produtiva da indústria de fundição. Dos 350 expositores da Metalurgia 2008, 20% participam pela primeira vez da feira.

“Em 2006, ano da última edição, a feira superou as expectativas dos expositores e 92% deles renovaram suas áreas”, assinala Richard Spirandelli, gerente de marketing da Messe Brasil, organizadora da feira. Destaque para o aumento na participação de empresas fabricantes de peças de alumínio e para reciclagem de alumínio. “Também haverá expositores de softwares específicos para a área de fundição e uma forte presença de fornecedores de fornos”, adianta Richard.

Para Hugo Ferreira, diretor regional do Sindipeças, a Metalurgia 2008 se converte em uma oportunidade de aprendizado e contato mais estreito com novas tecnologias. “Nossos associados poderão conhecer os novos produtos, os serviços disponíveis e as ações de ponta neste segmento. As empresas do setor de autopeças usam os serviços das metalurgias de forma intensa. Portanto, essa proximidade é fundamental para ambos”, afirma.

Em paralelo à feira, o IST/Sociesc – Sociedade Educacional de Santa Catarina promove o Cintec Fundição 2008 - Congresso de Inovação Tecnológica. O evento se destaca pelos seus mecanismos diferenciados de transferência de tecnologia, intensificando o relacionamento entre os profissionais das empresas e das universidades, de forma a responder com velocidade e flexibilidade aos anseios da sociedade nas áreas de educação e tecnologia.



Serviço:

Metalurgia 2008 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: de 9 a 12 de setembro
Horário: das 14h às 21h
Local: Megacentro Expoville (Rua XV de Novembro, 4305 - Joinville - SC)
Mais informações no site do evento www.feirametalurgia.com.br ou com Daniel Pfeiffer pelo email [email protected]

Cintec 2008 Fundição - Congresso de Inovação Tecnológica
Data: de 9 a 12 de setembro
Palestras técnicas das 14h às 19h no Auditório da Expoville
Minicursos das 8h às 12h na Sociesc - Campus Marquês de Olinda
Organização e Realização: IST/Sociesc - Sociedade Educacional de Santa Catarina
Mais informações no site 
www.sociesc.com.br/cintec ou pelo email [email protected]

Tópicos: