Nova família de fresas de topo Protostar Ti

Prototyp lança quatro modelos de fresas para usinagem de titânio

Foto: Walter

A utilização do titânio vem aumentando constantemente, porém, as modernas ligas à base deste material são de usinagem cada vez mais difícil, o que exige o desenvolvimento de ferramentas sofisticadas.

Para atender esta demanda, a Prototyp lançou a família de fresas Protostar Ti, composta por quatro modelos de fresas de topo especialmente projetadas para as exigências de usinagem deste material, com aplicações principalmente nas indústrias aeroespacial, de geração de energia, médica e automotiva.


Família de fresas Protostar Ti

O destaque do quarteto é a Protostar Ti 40, uma fresa em metal duro interiço de elevado desempenho para desbaste e acabamento, com faixa de diâmetros de 12 a 25 mm. Suas características abrangem passo diferencial para operação suave, refrigeração axial interna, microgeometria especial, canais polidos para ótimo escoamento de cavacos e diversos raios de canto.

As fresas contam ainda com uma nova tecnologia de revestimento e uma haste com tratamento superficial para fixação mais segura. A ferramenta permite o fresamento de canais com profundidade de 1,5xD, com velocidade de corte até Vc = 80 m/min. Esta velocidade corresponde ao dobro da atualmente encontrada no mercado.

A fresa de topo em metal duro inteiriço Protostar Ti 45 foi incluída na linha para acabamento em alta velocidade. Com diâmetros de 16, 20 e 25 mm e comprimento de corte 5xD, sua especialidade é a operação de acabamento em nervuras e paredes altas. O usuário obtém excelente acabamento superficial devido à microgeometria especial das arestas de corte, dispensando a operação de pré-acabamento.

A Protostar Ti NS 30 em metal duro inteiriço, com gama de diâmetros de 6 a 25 mm, pode ser usada do desbaste até o pré-acabamento. As arestas de corte com ranhuras são sua principal característica. As ranhuras propiciam cavacos curtos e baixo consumo de potência. O tratamento superficial minimiza o acúmulo de material nas arestas de corte. A Protostar Ti NS 30 é oferecida com as hastes conforme DIN 6535 HA e HB.

A quarta integrante do grupo é a fresa de desbaste Protostar Ti Kordel F 20 em HSS-E-PM, com faixa de diâmetros de 16 a 32 mm. Sua principal área de aplicação é o desbaste de cavidades ou canais profundos até 1,5xD. Como é produzida em HSS sinterizado, esta ferramenta pode ser aplicada com grande segurança de processo mesmo quando as condições de usinagem não são estáveis. Para a utilização em contornos profundos, há refrigeração interna e rebaixamento do diâmetro do “pescoço”. As arestas de corte revestidas possuem perfil fino de desbaste, propiciando a quebra de cavacos curtos, com baixo consumo de potência.

Walter, Titex e Prototyp: três marcas, uma só empresa

Como um grupo de empresas ativas em todo o mundo, a Walter AG desenvolve, produz e comercializa ferramentas de precisão para a indústria metal-mecânica e reúne outras duas marcas, a Titex e Prototyp. Com um total de aproximadamente 2500 funcionários em todo o mundo, a presença da empresa em todos os continentes é garantida graças às quase cinqüenta subsidiárias e parceiras. A Walter AG é um dos fornecedores líderes de insertos de metal duro, PCD e CBN extremamente produtivos para torneamento, fresamento e furação. A Titex é uma marca conhecida internacionalmente por suas ferramentas para furação feitas de aço rápido (HSS - E) e metal duro inteiriço. E a Prototyp é uma marca líder para machos e fresas inovadores feitos de aço rápido (HSS – E) e metal duro inteiriço com coberturas de alta tecnologia.

Saiba mais sobre a Walter no portal CIMM. Clique aqui.

Tópicos: