Santo André cria plano para a produção de plástico

   
Começa segunda-feira, dia 21, o curso de gestão de produção do setor plástico. O curso faz parte do Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) do Plástico, uma iniciativa da Prefeitura de Santo André em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e o Sindiplast (Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo).

Com investimentos da ordem de R$ 750 mil, o Plano, que tem como objetivo fortalecer as empresas de um dos principais segmentos da economia do ABC, prevê, além de capacitação, ações de apoio na área de desenvolvimento tecnológico, de acesso ao mercado e ao crédito, bem como rodadas de negócios.

Uma pesquisa foi responsável pelo mapeamento do setor e detectou os pontos mais frágeis do segmento. "Com apoio das parcerias, formatamos um projeto piloto que futuramente poderá ser implementado em outras e regiões do país", afirma o diretor do departamento de desenvolvimento econômico da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional, Alexandre Gaino.

O setor plástico na região concentra cerca de 15% do total de empresas do Estado de São Paulo. São cerca de 550 indústrias instaladas nas sete cidades, dentre as quais 20% ficam em Santo André. Diadema tem o maior número de empresas do setor. Segundo Gaino, aproximadamente 80% do total é de pequeno e médio porte, com até 50 funcionários e por isso precisa de ações de incentivo ao crescimento.

Para promover o apoio ao desenvolvimento tecnológico e contribuir com a competitividade do setor, o Plano prevê a realização de uma pesquisa e rodadas tecnológicas, que vão unir empresas e pesquisadores na busca por identificar a maior oferta e a maior demanda nessa área dentro das empresas.

Aumentar o conhecimento do empresário sobre o potencial do mercado externo e do interno é outra frente de atuação do PDS que tem como objetivo ampliar o número de oportunidade de negócios para as empresas. Serão realizadas pesquisas em âmbito nacional e internacional para detectar quais as regiões com maior potencial de compra, preços melhores, entre outros.

E, por último, o esclarecimentos sobre as maneiras de acesso ao crédito, por meio de treinamento e consultoria, e da realização de uma sala de financiamento, que reunirá empresas e agentes de crédito.

Permanecem abertas as inscrições para os dois próximos cursos que serão realizados dentro do PDS. Dia 28 de julho começam as aulas sobre técnicas para gestão de pessoas, com informações sobre liderança e motivação, e dia 7 de agosto têm início as aulas sobre gestão de qualidade. Há 60 vagas disponíveis para cada um dos temas.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4994-4649

Tópicos: