Paraná pode receber fábrica de motos da Suzuki


O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, recebeu nesta terça-feira (15) uma comitiva da província japonesa de Hyogo, formada por empresários do setor automobilístico e alimentício. No encontro foram abordados diversos assuntos entre eles às preocupações do Estado em relação ao meio ambiente, assim como a possibilidade de em um futuro próximo o Paraná receber a instalação de uma indústria de motos.

“Queremos deixar hoje, aqui, uma semente plantada para que em breve o Paraná possa receber essa fábrica da Suzuki”, revelou o representante do Governo de Hyogo e chefe da comitiva, Makoto Yamashita. Ainda de acordo com Yamashita, o estado do Paraná tem todas as condições de receber esse projeto da indústria de motocicletas.

O secretário Virgílio Moreira Filho destacou a boa relação entre o Paraná e o país asiático para que mais uma indústria se estabeleça no Estado. “Temos um apreço muito grande pelos japoneses e estamos totalmente a disposição para que o Paraná possa receber futuras negociações de uma fábrica da Suzuki”, afirma o secretário. “A maior prova de que o Paraná recebe muito bem os japoneses são as mais de 20 empresas nipônicas instaladas em nosso Estado”, acrescentou.

Os estreitos laços comerciais entre Paraná e Japão são refletidos em números. Somente em 2007 o estado paranaense exportou aproximadamente 256 milhões de dólares, uma alta de 28% em relação ao ano anterior. Já as importações chegaram a US$ 156 milhões. “Nesse primeiro semestre já exportamos mais de 100 milhões de dólares e esperamos até o final do ano um crescimento superior ao obtido no ano passado”, ressaltou Moreira Filho.

Entre os principais produtos exportados estão o frango congelado, milho, seda e o café solúvel. As importações têm aumentado significativamente no setor automobilístico com peças e acessórios. “Isso é reflexo do crescimento da indústria em nosso Estado no intuito de atender a demanda interna”, finaliza o secretário.

Tópicos: