Volks abre terceiro turno em fábrica de caminhões

Fotos: Volkswagen

A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai contratar 1,3 mil funcionários para criar um terceiro turno de trabalho na fábrica de Resende (RJ) a partir de setembro. É a primeira vez que a empresa vai operar 24 horas, cinco dias por semana. O anúncio foi feito ontem, dia 07, pelo presidente da companhia, Roberto Cortes, aos atuais 4,5 mil trabalhadores do complexo, inaugurado em 1996. A capacidade produtiva será ampliada em 40%.

Fábrica da Volkswagen em Resende/RJ

Em uma espécie de assembléia, que parou a linha de montagem por meia hora, Cortes informou ser "a maior contratação em toda a história da indústria brasileira de caminhões e ônibus". A maior parte das novas vagas será criada pelos fornecedores de peças que operam dentro da fábrica, no sistema modular de produção, e também pelos prestadores de serviços que atendem às áreas de logística, refeitório e transporte.

Cortes informou que a produção diária será ampliada de 214 para 300 veículos ao dia. Com isso, a empresa pretende acabar com as filas de espera para caminhões, que em alguns casos chegam a cinco meses, e também atender às exportações, principalmente para a Argentina, que não tem recebido todas as encomendas feitas.

Paralelamente ao aumento da capacidade produtiva local, a Volkswagen dará continuidade ao seu plano de internacionalização e estuda uma nova fábrica na China, Índia ou Rússia, países que, juntamente com o Brasil, formam o grupo Bric. A empresa já tem filiais de montagem na Colômbia, México e África do Sul, que operam com peças enviadas do Brasil.

Tópicos: