Novidades da ciência pelo celular

Fonte: Agência FAPESP - 02/04/2007

Basta um telefone celular conectado à internet para acessar todo o conteúdo do portal do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP.

Notícias de ciência e tecnologia, vídeos e mais de 1,7 mil publicações científicas, com facilidade de efetuar buscas pelas áreas de interesse, são alguns atrativos. O portal dá acesso ainda a uma rede formada por mais de 200 cientistas de diversos países, a Rede de Pesquisa CMDMC, que se caracteriza por um ambiente de ensino a distância e gerenciamento de projetos.

Pela rede são acessados fóruns de discussão em tempo real, enquetes, materiais didáticos e podem ser enviadas mensagens a outros participantes. Criada em outubro de 2006, a rede conta com mais de 25 mil acessos, incluindo de países como Portugal, Itália, Índia, Japão e México.

O sistema de acesso ao portal funciona em aparelhos que contenham navegador wap, um padrão internacional para aplicações que utilizam comunicações sem fio. O acesso também pode ser feito por meio de dispositivos móveis como palmtops.

Segundo o CMDMC, o objetivo da iniciativa é aplicar novos meios tecnológicos para promover a difusão do conhecimento produzido nos laboratórios do centro, que reúne pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

Mais informações: www.cmdmc.com.br