Nova versão do software SolidWorks para estudantes


A SolidWorks anuncia a nova versão de seu principal software de CAD 3D para estudantes e educadores, o SolidWorks Education Edition 2008-2009. A solução facilita o aprendizado de desenho de projetos em três dimensões e permite que os usuários possam realizar análises da mesma forma como fazem os engenheiros e projetistas profissionais. O software passa a contar com todos os principais recursos da versão corporativa do SolidWorks 2008. Entre as demais novidades estão a interface simplificada da ferramenta e novas opções intuitivas no menu do programa.
 
A principal funcionalidade do SolidWorks Education Edition 2008-2009 é a nova interface de usuário, que oferece novas formas de interação direta com os modelos. Além disso, as janelas de funções foram aprimoradas, diminuindo a necessidade do uso do mouse. E, para tornar o software mais intuitivo, a SolidWorks criou um fluxograma avançado que antecipa aos estudantes quais ferramentas serão necessárias no contexto da tarefa específica em que estiverem trabalhando, permitindo sua correta utilização.
 
“Os novos atributos facilitam a realização de projetos de engenharia com maior rapidez e têm o objetivo de consolidar o SolidWorks como o software CAD 3D do mercado mais fácil de ser utilizado, aumentando o poder de aprendizado e a prática dos estudantes em seus primeiros projetos mecânicos”, afirma Oscar Siqueira, country manager da SolidWorks Brasil. Para ele, a simplicidade de uso da versão do SolidWorks para estudantes é essencial, pois expõe os estudantes aos princípios de engenharia que eles encontrarão no ambiente profissional no futuro.
 
Análises mais completas e integradas
O SolidWorks Education Edition 2008-2009 traz recursos de análise mais completos e integrados em se tratando de software para o meio estudantil. Pela primeira vez, inclui o COSMOSFloXpress, um aplicativo dinâmico e fácil de usar, que calcula como o fluído transita dentro de um modelo. Com base nessa análise, os estudantes podem facilmente encontrar e solucionar áreas problemáticas dentro do projeto.

Para os alunos mais experientes, está também disponível no software o COSMOSFloWorks, um aplicativo completo de dinâmica computacional de fluídos e análises térmicas do SolidWorks Education Edition.
 
Preparo para a Fórmula 1
A novidade inclui também um novo currículo, o Fórmula 1 in Schools, para o ensino de estudantes de primeiro e segundo graus sobre o software SolidWorks, CAD 3D e análise de projetos. O módulo inclui lições de projeto, análise, simulação, cálculo e construção de um modelo de escala de carro de corrida para Fórmula 1. Com base neste currículo, os estudantes estarão aptos a concorrer em competições regionais, nacionais e globais.
 
Tecnologia SWIFT supera obstáculos tradicionais
Além de interface, software de análise e currículo, o SolidWorks Education Edition 2008-2009 incorpora mais de 250 aperfeiçoamentos solicitados por usuários e que haviam sido introduzidos no SolidWorks 2008, como novos recursos altamente versáteis e inspirados na tecnologia SWIFT (SolidWorks Intelligent Feature Technology).
 
O SWIFT Instant3D, um dos vários recursos novos e exclusivos criados a partir da estrutura SWIFT, permite aos usuários criar e modificar as características de modelos 3D, simplesmente, manipulando diretamente no modelo. Os usuários não precisam lidar com comandos difíceis, caixas de diálogo e uma extensa inserção de dados, como em outros sistemas CAD.
 
Já o SWIFT DimXpert estabelece dimensões geométricas e tolerâncias nas peças, economizando tempo e oferecendo informações específicas e essenciais a qualquer equipe de projeto.
 
Por fim, o DFMXpress prepara o projeto para a fabricação, ajudando a evitar erros caros ao identificar automaticamente os elementos mais difíceis, caros ou impossíveis de produzir.