Titex oferece ao mercado alta tecnologia em aço rápido

Foto: Grupo Walter

A marca Titex oferece ao mercado de usinagem uma novidade. Broca em aço rápido de alto desempenho, com relação custo-benefício equivalente ao do metal duro. Isso foi possível graças a união da Geometria UFL com a Cobertura XPL, uma exclusividade Titex.

Broca Titex: Geometria UFL + Cobertura XPL

A UFL é uma geometria otimizada para maior escoamento de cavacos. Aliada a cobertura XPL, um processo PVD multy-layer a base da AlCrN, garante ao produto uma excelente performance.

O custo da operação utilizando a combinação UFL-XPL é 50% menor se comparado ao custo da mesma operação, utilizando uma broca de metal duro. A queda de rendimento não é significativa, ficando na faixa de 15%, uma excelente alternativa para as empresas que necessitam reduzir seus gastos e inventários, pois uma única ferramenta pode atender diferentes demandas. "Isto pode proporcionar aumento de produtividade das atuais ferramentas de aço rápido ou uma redução de gastos nas atuais ferramentas de metal duro", explica o especialista em furação e rosqueamento da Walter do Brasil, Alexandre Lima.

Além do sistema PVD multy-layer, foi desenvolvido um tratamento superficial na última camada, que proporciona um melhor escoamento de cavacos e maior resistência ao desplacamento da cobertura. As brocas com essa tecnologia têm aplicação universal, ou seja, podem ser utilizadas em diversos tipos de material. "É mais um diferencial desta tecnologia que garante redução de inventários à empresas de usinagem geral", acrescenta Alexandre Lima.

Os testes realizados no Centro de Desenvolvimento, comparando a cobertura XPL com a convencional (na mesma geometria), concluíram que com a cobertura XPL é possível trabalhar velocidade de corte 30% maior que a da cobertura convencional, sem perda de vida útil e que, trabalhando na mesma velocidade proporciona uma vida útil 50% maior que a da cobertura convencional.

Sobre a Titex

A Titex, marca alemã, com mais de 100 anos de existência, é especializada em ferramentas de furação de alta performance. Em 2007, ocorreu uma fusão ao Grupo Walter, proporcionando a este grupo a capacidade de oferecer a seus clientes a mais completa gama de ferramentas de alta tecnologia.

Tópicos: