SKF, Battistella e Senai firmam parceria em Joinville


A SKF do Brasil - especializada em rolamentos, vedantes, mecatrônica e serviços -em parceria com a Battistella, uma de suas principais distribuidoras no país, assinou na última sexta-feira (13) um contrato de parceria com o Senai de Joinville (SC). Com o acordo, a instituição de ensino ganhará um novo laboratório técnico equipado com o que há de mais moderno em maquinário industrial, que será utilizado para ministrar cursos profissionalizantes para toda a população de Santa Catarina.

O laboratório, dentro da própria sede do Senai Joinville, será equipado com as últimas soluções para transmissão de potência da SKF. Rolamentos, buchas, kits didáticos para montagem e desmontagem de peças e equipamentos de alinhamento para eixos e polias estarão à disposição para realização de diversos módulos de ensino.

Segundo Donizete Santos, presidente da SKF do Brasil, o objetivo da inauguração do laboratório é criar um mecanismo que permita que a SKF e a Battistella compartilhem seu amplo conhecimento industrial com os estudantes e futuros profissionais da região.  “O pólo industrial de Santa Catarina e um dos mais desenvolvidos do Brasil e merece um centro tecnológico como este, que vai favorecer toda a sua população”, completa Santos.

Para Clarissa Battistella Guerra, diretora da Unidade Mecânica e Transmissão de Potência da Battistella Distribuidora, o laboratório irá complementar o que o Senai já oferece, mantendo sempre atualizado e reciclando os técnicos mecânicos. “O mesmo treinamento que a SKF ministra aos profissionais da Battistella será repassado aos instrutores do Senai em Joinville. Desta forma, a mão de obra será mais capacitada e com maior chance de ser absorvida pelo mercado, inclusive pela própria Battistella”, destaca Clarissa. A Battistella já estuda a implantação de laboratórios similares em outros municípios.

Para o Senai, a parceria com a SKF e a Battistella também é vista como muito importante, pois levará o conhecimento das novas tendências do setor industrial para os futuros trabalhadores. “Com essa iniciativa, passamos a contar com um laboratório atualizado que nos permitirá preparar os estudantes para a realidade do mercado de trabalho atual”, explica Sergio Roberto Arruda, diretor regional do Senai Santa Catarina.

Arruda ressalta ainda que o projeto também irá beneficiar as empresas da região. “Muitas indústrias locais nos procuram em busca de soluções para seus problemas nos processos fabris. O laboratório será uma fonte de pesquisa e desenvolvimento importante para ajudar nestas solicitações”, completa o executivo do Senai.

Saiba mais sobre a SKF no portal CIMM.

Tópicos: