Controladores compactos da AMK oferece comunicação em tempo real

Foto: AMK

Controladores Compactos: visualização, operação e controle em tempo real na máquina

A AMK Automação e Controle, filial da empresa alemã fabricante de motores elétricos, servomotores, servoconversores, inversores de freqüência, CLP, CNC, interfaces e redutores, sediada em Curitiba (PR) traz para o mercado brasileiro os controladores compactos AMK. A tecnologia possui uma combinação de CLP com IHM, podendo ser utilizada nas mais variadas aplicações industriais, entre elas, máquinas gráficas, máquinas de embalagens e dosadoras, processos de plástico, papel e têxtil e bobinadores, desbobinadores.

"A comunicação em tempo real com os inversores e entradas/saídas descentralizadas é realizada via ACC-bus (baseada em CANopen), com um jitter < 1µs", afirma o engenheiro Angelo Luís Pagliosa, diretor geral da AMK Brasil.

Os controladores disponibilizam ainda EtherCat e Ethernet. Assim, permitem a sincronização dos motores e um completo diagnóstico do CLP e dos inversores. O CLP incorporado ao IHM proporciona uma grande economia de espaço físico na montagem do painel elétrico. O grau de proteção é IP65. O acesso é altamente rápido em todos os estados e variáveis do CLP, via interface de programação CoDeSys (IEC 61131-3).

Os controladores AMK estão disponíveis em vários modelos, diferentes tamanhos, resoluções e a IHM pode ser touch screen ou teclas. Já os modelos de controladores AS-PL disponibilizam além de ACC-bus (CANopen), EtherCat e Internet as redes Modbus, Profibus, Sercos II e III.

Todos os controladores AMK além das funções de CLP, disponibilizam funções de Motion Control, como: controle de posição e velocidade, sincronização e interpolação entre eixos, redução e came eletrônico, homing, mestre virtual, funções de bobinamento/desbobinamento e outras. As entradas/saídas sendo descentralizadas permitem que a sua aplicação seja flexível e escalonável.

Saiba mais sobre a AMK Automação e Controle aqui no portal CIMM.