Especialista internacional ministrará curso no Congresso da ABM


Taylan Altan, um dos maiores especialistas na comunidade acadêmica internacional em desenvolvimento de técnicas de simulação e otimização de processos de conformação mecânica, participará ativamente do 63º Congresso Anual da ABM, que será realizado entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, em Santos, no litoral paulista.

Além de convidado especial do evento como keynote speaker, o professor da Universidade de Ohio (EUA) e diretor do Engineering Research Center for Net Shape Manufacturing ministrará o curso Sheet metal forming - fundamentals and applications, como parte da programação de abertura do evento, no dia 28, das 8 às 13 horas.

“Numa economia globalizada e cada vez mais exigente com o crescimento sustentável, em que se destaca a redução de custos e a melhoria da qualidade dos produtos e processos, as técnicas inovadoras representam o diferencial de competitividade. Na área metalúrgica, esse diferencial pode vir através de modelagem numérica, com softwares dedicados a conformação mecânica, tratamento térmico, transferência de calor, usinagem, solidificação dos metais, entre outros, cujos temas serão discutidos no curso, em tópicos avançados de manufaturas com aplicações de alguns exemplos da simulação processos”, explica o engenheiro Celso Barbosa, gerente de Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento da Villares Metals e coordenador da Sessão de Forjamento do Congresso.

As análises dos processos, utilizando-se de ferramentas computacionais, segundo ele, tornam-se mais viáveis com aplicações em processos metalúrgicos, cujos fenômenos são de difícil controle, evitando a utilização de técnicas de tentativas e erros.

“As simulações dos processos permitem o estabelecimento de uma interação entre uma base de conhecimento das condições operacionais e dos modelos matemáticos, obtendo-se dessa forma, melhorias contínuas na tecnologia de processamento tanto em termos de qualidade como de produtividade. Na prática, o objetivo da modelagem numérica compreende simulações de processos para obtenção de soluções mais rápidas e com menor custo se comparados aos métodos usuais”, argumenta o engenheiro Celso, ressaltando a importância do curso.

Taylan Altan, que é doutor em Engenharia Mecânica, tem larga experiência em desenvolvimento de trabalhos aplicados de manufaturas na indústria em diversos países e mais de 500 artigos em revistas de renome internacional, com colaborações técnico-científicas em assuntos relacionados com manufaturas e sistemas.

Para mais informações  e inscrição no curso, acesse o site oficial clicando aqui. Ou entre em contato pelo telefone (11) 5534-4333, ramais 118 e 112, respectivamente, com Rosangela ([email protected]) ou Erika ([email protected])