Entenda o que é grau de investimento ou investment grade


O grau de investimento - ou investment Grade em inglês - nada mais é do que um recomendação de investimento dada a um país pelas agências de risco. As três principais agências são as americanas Fitch, Standard & Poor’s e Moodys, que funcionam como uma referência no mercado de investimento, que dão uma classificação para cada país, como se fosse uma nota de grau de investimento, levando em conta dívida, PIB, fatores econômicos e macroeconômicos. Quando atingido, impulsiona o fluxo de capitais em direção aos mercados daquele determinado país.

Algumas fundações e investidores estrangeiros só investem em países que possuem o grau de investimento. Ao alcançar a classificação, o Brasil passa a ser visto como uma opção de investimento segura. O maior benefício de o país se tornar investment grade é atrair grandes investidores institucionais de países desenvolvidos que, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco.

A obtenção do grau de investimento pelo Brasil era esperada ainda em 2008 por grande parte dos economistas, mas havia alguns dissidentes que apostavam que essa mudança ocorreria somente no próximo ano.

Tópicos: