Produção mineira aquecida atrai compradores para a 12ª FIIEE


Indústria mineira cresce 6,5% e supera a média brasileira, atraindo pólos de empresas de alta tecnologia em eletroeletrônicos

A 12ª edição da FIIEE-MG - Feira Internacional da Indústria Elétrica e Eletrônica, que será realizada de 19 a 22 de agosto no Expominas, em Belo Horizonte, reforça o potencial do mercado mineiro como um dos mais importantes para os setores elétrico e eletroeletrônico do Brasil.  Organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a maior promotora de feiras da América Latina, o evento deve receber 310 expositores de 15 países e espera atrair mais de 16 mil visitantes/compradores do Brasil e Cone Sul. A expectativa é que o público da feira represente 77% do setor, entre industriais, comerciantes e prestadores de serviços dos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia, componentes eletroeletrônicos e equipamentos.

“Com o sucesso obtido na última edição, a FIIEE deste ano reforça Belo Horizonte como um dos pólos tecnológicos mais importantes do país”, enfatiza Evaristo Nascimento, diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado. A razão é simples: em 2007 a produção industrial do estado de Minas Gerais voltou a apresentar crescimento, sustentando a liderança nacional no acumulado do ano. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as linhas de produção mineiras aumentaram 6,5%, desempenho superior à média brasileira, que foi de 5,6%.

De acordo com Ailton Ricaldoni Lobo, diretor Regional da ABINEE, Minas Gerais vem desenvolvendo diversos pólos de empresas de alta tecnologia em eletroeletrônicos. “A preocupação do governo de Minas é incentivar um mix na balança comercial com produtos de biotecnologia, informática e eletroeletrônicos, com ações como a implantação do Aeroporto Industrial Tancredo Neves, do pólo de desenvolvimento da indústria de base tecnológica e também de melhorias da infra-estrutura”, diz.

A FIIEE Minas é realizada em parceria com a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e SINAEES-MG (Sindicato da Indústria Elétrica e Eletrônica de Minas Gerais). Paralelamente ao evento serão promovidos seminários e palestras técnicas com a participação de empresários e especialistas da indústria, professores e alunos universitários.

Mercado

O bom momento da indústria marca a 12ª edição da FIIEE Minas. Os investimentos produtivos no Brasil devem manter o ritmo em 2008, gerando perspectivas otimistas para as áreas de automação e equipamentos industriais. O faturamento do setor eletroeletrônico para este ano deve crescer 12%, totalizando R$ 125 bilhões.

De acordo com a ABINEE, o faturamento da indústria eletroeletrônica no ano de 2007 cresceu 7% em relação a 2006, atingindo R$ 111,7 bilhões. Os principais responsáveis por este bom desempenho foram os investimentos em infra-estrutura no país e a expansão do mercado interno.

O setor registrou aumento nas exportações de equipamentos para automação industrial e para a área de GTD – especialmente de transformadores – e de componentes para equipamentos industriais, compressores e eletrônica embarcada.

O reflexo da expansão dos investimentos no Brasil, tanto em infra-estrutura como em bens de capital, está  nos faturamentos dos segmentos de equipamentos e automação industriais e GTD - Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica -, que cresceram respectivamente, 17%, 14% e 16%.

O crescimento do faturamento das áreas de automação e equipamentos industriais é atribuído ao próprio aumento da atividade industrial do País e aos investimentos em setores específicos como petróleo, açúcar e álcool, mineração e siderurgia, indústria automobilística, e papel e celulose.

Serviço

FIIEE Minas: 12ª Feira Internacional da Indústria Elétrica e Eletrônica – Minas Gerais.
Data: 19 a 22 de agosto de 2008.
Horário: das 13 às 21h.
Local: Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais – Expominas - Av. Amazonas, 6030 (31) 3332-7187.
Público: Empresários, compradores, engenheiros, técnicos do setor, distribuidores do mercado nacional e internacional, e estudantes. Entrada: convite ou comprovante de vínculo com o setor.
Proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados.
Organização e promoção: Reed Exhibitions Alcantara Machado Feiras de Negócios e Reed Exhibitions.
Informações: (11) 3291-9111 ou www.fiiee.com.br.