Fábrica de robótica já está com 85% da obra pronta em Siqueira Campos


Cerca de 85% dos trabalhos de construção dos quatro barracões industriais que vão abrigar a primeira fábrica de robótica do Paraná, no município de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, estão concluídos. A informação é do secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto. “Estão sendo finalizadas a colocação de pisos, revestimentos, vidros e a instalação elétrica para, em breve, ter início a pintura”, informa.

Os investimentos para a realização da obras são da ordem de R$ 947 mil, integralmente financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pelo Paranacidade, tendo a Agência de Fomento do Paraná S/A (AFPR) como agente financeiro.

As atividades operacionais da fábrica serão distribuídas em cada um dos barracões, da seguinte forma: bloco administrativo – onde também serão realizados os treinamentos -, bloco industrial – em que serão executados os serviços de usinagem, calderaria e chaparia -, bloco de fabricação – que também vai abrigar showroom e laboratório – e refeitório. As quatro unidades vão totalizar 2.024,08 metros quadrados de área construída.

Providências


De acordo com o prefeito de Siqueira Campos, Luiz Antônio Liechocki, mais de 90% do maquinário já foi adquirido e quase a totalidade dos 300 funcionários que vão trabalhar na fábrica participaram do curso de capacitação promovido em parceria com a empresa Brasil Robótica.

“Antes da elaboração do projeto, a prefeitura realizou uma pesquisa com os jovens e apurou que 80% deles queriam investimentos em ensino técnico e superior e oportunidade de trabalho no próprio município para aplicar os conhecimentos adquiridos. Com a instalação da fábrica, isto será possível”, diz o prefeito.

Produção

Segundo informações do diretor da empresa Brasil Robótica, Sidnei Bueno, na fábrica serão produzidos robôs industriais, esteiras para locomoção e sistemas de segurança que serão vendidos principalmente aos países que compõem o Mercosul.

“Nossa meta é garantir 5% do capital nacional no primeiro ano, equivalente a um faturamento de R$ 8 milhões, e ampliar em seis vezes esta porcentagem num período de quatro anos”, afirma Bueno.