Eólica pode cobrir 20% da energia dos EUA até 2030

Figura: Divulgação

A energia eólica pode cobrir 20% das necessidades de eletricidade dos Estados Unidos até 2030, reduzindo, potencialmente, as emissões de CO2 (dióxido de carbono) em 7,6 bilhões de toneladas, de acordo com relatório do DoE (Departamento de Energia) divulgado nesta segunda-feira (12).

Se esse objetivo for alcançado, os Estados Unidos emitirão 825 milhões de toneladas de CO2 a menos em 2030, em relação aos números atuais, segundo o documento.

Trata-se do primeiro informe do Departamento sobre a viabilidade técnica da energia eólica para garantir um quinto do consumo elétrico americano.

O estudo enumera as condições necessárias para alcançar essa meta, como a redução do custo das tecnologias eólicas, a disponibilidade de uma nova infra-estrutura de transporte da eletricidade produzida e um crescimento da capacidade industrial do país para produzir os equipamentos necessários.

A energia eólica tem papel importante na iniciativa do presidente George W. Bush anunciada em 2006 para mudar, fundamentalmente, as fontes de energia elétrica das empresas e dos lares americanos e contribuir para reduzir as emissões de gás causadores do efeito estufa até 2025.

"O informe do DoE confirma a viabilidade técnica e a maturidade comercial do setor de energia eólica, para que desempenhe um papel principal para responder às necessidades energéticas dos Estados Unidos, hoje e no futuro", declarou Andy Karsner, subsecretário do DoE para Energias Renováveis.