Softwares para fabricantes de ferramentas são os destaques da Seacam

Foto: Seacam

A Seacam, durante a 27ª Feira da Mecânica, apresenta duas inovações tecnológicas desenvolvidas pela Delcam: a versão 9.0 do Power MILL e o Feature CAM 2008 (software que automatiza os processos de usinagem, reduzindo o tempo de programação de peças em centros de fresamento, torneamento e erosão a fio).

“A expansão da produção industrial e as vendas de máquinas industriais em alta apontam para novos investimentos em tecnologia. As soluções que estamos trazendo para este evento oferecem excelente ganhos de produtividade, um diferencial competitivo importantíssimo para os fabricantes do setor”, explica Alexandre Magdalon, diretor de Marketing da Seacam.

Os dois aplicativos já são utilizados por indústrias dos segmentos de metal mecânica, aeroespacial, ferramentarias e modelações. No mundo, há estimativas de 30.000 mil clientes utilizando as famílias Power MILL e Feature CAM. No Brasil, apesar do índice ser bem mais modesto, há mais de 700 empresas já utilizando estas soluções.  

A Seacam estima que mais de 3.500 pessoas devam passar pelo estande da companhia durante os cinco dias da feira. “Como participamos há mais de 10 anos deste evento, nossos clientes e parceiros já estão habituados a nos visitarem, tornou-se uma tradição. Além da presença deles, conseguimos gerar excelentes contatos durante a feira”, revela Magdalon. Segundo o executivo, somente a Mecânica deve gerar mais de US$ 500 mil em novos negócios para a Seacam ao longo do ano.

A empresa também expõe outras tecnologias de engenharia avançada para o segmento metal-mecânico. Entre os destaques, está o software Elo + Tools, agora na versão 2008, o Power SHAPE 7.3, braços de medição Cimcore INFINITE, ArtCAM, Surface Studio e a impressora 3D modelo 510.

“Além de possuirmos uma equipe altamente treinada e qualificada, consolidamos parcerias de peso com empresas líderes em seus mercados de atuação, como a Delcam, Cimcore/Hexagon, Zcorporation, Autodesk e 3d Scanners/Metris. Nosso know how em desenvolvimento e aplicação de softwares de engenharia altamente avançada permite que lancemos mais de duas versões ou release de softwares por ano, além de módulos específicos para atender particularidades do setor”, explica Magdalon.

O executivo conta que somente este ano a companhia planeja lançar pelo menos mais três novas soluções para os mercados em que atua, como o de implante dentário e o de ortopedia.

Planos da empresa

Além dos lançamentos previstos para 2008, que devem contribuir sensivelmente para o resultado da companhia, a empresa estruturou um plano de negócios para continuar num ritmo contínuo de crescimento. Somente no ano passado, a Seacam faturou R$ 9 milhões.

“Estamos completando 15 anos no mercado. É extremamente gratificante termos o reconhecimento de nossos clientes, parceiros e funcionários. Sem eles, não teríamos conseguido trilhar esse caminho. Para continuar crescendo, precisamos ter serenidade e objetivos bem definidos”, analisa Magdalon. 

Uma das primeiras mudanças, que já poderá ser percebida durante a Feira da Mecânica, é a mudança da logomarca. “A marca Seacam será substituída gradualmente por Grupo SEA. Essa substituição já vinha sendo estudada há algum tempo e percebemos que o momento é agora”, avalia o executivo.

Segundo Magdalon, essa alteração vai reforçar a atuação da empresa como fornecedora de tecnologias diferenciadas para engenharia e manufatura. “A mudança da logomarca é apenas o início de um projeto que estamos arquitetando para o Grupo SEA”, conclui.

Confira algumas características dos produtos em destaque:

Power Mill 9.0 - A nova versão apresenta significativas mudanças para vários cálculos, dentre eles o cálculo de redistribuição de pontos que contribui para a melhor performance da máquina CNC, reduzindo-se o tempo de usinagem. Também oferece mais ferramentas para suavizar os movimentos existentes em usinagem 5 eixos, mesmo que existam limitações no processo que vão desde a qualidade do modelo CAD, a característica da geometria a ser usinada ou ainda a utilização de um equipamento 5 eixos de menor qualidade. Estas novas funcionalidades impactarão em menores tempos de usinagem e melhor acabamento superficial.

Foram desenvolvidas mais estratégias para usinagem de curvas em 3D que são particularmente úteis para usuários que trabalham com ferramentas de Estampo. A usinagem 2D foi simplificada permitindo a criação dos programas mais rapidamente, adicionando-se novas estratégias para calcular diretamente percursos como faceamento, chanfros e usinagem de curvas.

FeatureCAM 2008 - apresenta novas funcionalidades em todos os módulos, desde simples torneamento até torneamento com máquinas multi-tarefas. Um dos grandes diferenciais deste software é o reconhecimento de Features e programação automática da usinagem. Estes recursos foram mais desenvolvidos, automatizando os processos de torneamento e erosão a fio, além de oferecer os mesmos benefícios já existentes para o fresamento 2.5D.

Nesta versão, existem novos filtros no banco de dados. Eles facilitam a procura e identificação de ferramentas ao customizar uma usinagem, além de identificar as ferramentas utilizadas com mais freqüência. A extensão da gama de ferramentas especiais também permite suportar ferramentas especiais, utilizadas principalmente em máquinas multi-tarefas com cabeçote inclinável.
 
Serviço

27º Feira Internacional da Mecânica
De: 13 a 17 de maio
Horário: Terça à Sexta das 10h às 19h; Sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo

Outras informações no site: www.mecanica.com.br