Ford registra ganho de 400% com soluções da Seacam

Foto: Seacam

No departamento de estamparia da Ford São Bernardo do Campo (SP), pode-se dizer hoje que "o tempo não pára". Desde que a parceria foi firmada com a Seacam, em agosto de 2005, esse setor da montadora tem acumulado excelentes índices de desempenho. De lá para cá, o nível de produtividade aumentou 400%, as peças são produzidas em apenas quatro dias, houve 35% de redução de custo, além da diminuição do preço final do produto e de empresas terceirizadas.

"Aconteceu uma verdadeira revolução silenciosa nesse local. Desde que fechamos a parceria com a Seacam, percebemos rapidamente a melhoria em nossos processos e prazos de entrega. A qualidade dos softwares da Seacam modernizou nossa linha de produção", conta Vladimir Sgaraboto, encarregado da ferramentaria.

O alto nível de exigência competitiva do mercado automotivo também é refletido na estamparia. "Nós nos desdobrávamos para entregar as peças (utilizadas na fabricação do Ka, Courrier, Ecosport, F250, F series) em 40 dias. Hoje, com as soluções da Seacam, conseguimos entregar todo o ferramental em apenas quatro dias, com mais qualidade e segurança", explica Marcos Roberto Sartori, fresador da companhia.

Todo esse processo de mudança foi acontecendo gradualmente no setor. Com equipe de 50 funcionários, dividida em três turnos, a estamparia da Ford São Bernardo do Campo começou a mudar sua história quando realizou o primeiro treinamento técnico dos softwares Power Shape e Power Mill, líderes em seus setores e utilizados em larga escala ao redor do mundo. "Tivemos toda a orientação necessária para utilizarmos os aplicativos da Seacam. Percebemos que essas ferramentas têm interface extremamente amigável, são muito velozes e com alta capacidade de usinar em 3D", relata Sgaraboto. A Seacam disponibilizou um técnico full time dentro da montadora, para capacitar 15 funcionários do departamento a operarem os softwares da companhia.

A rápida interação da equipe da Ford com os programas da Seacam trouxe uma nova cultura operacional ao setor. A grande quantidade de empresas terceirizadas, morosidade na produção, alto consumo de energia, entre outros fatores, oneravam diretamente no custo final do produto. Com a redução dessas despesas, boa parte delas conseguida com os softwares da Seacam, os preços dos produtos foram reduzidos, tornando-se mais atraente e competitivo à Ford. "Hoje somos um caso de sucesso para outros departamentos, como também para outras unidades da Ford. Uma equipe do México esteve aqui para acompanhar as mudanças que ocorreram em nosso setor", revela Sgaraboto.

Ford São Bernardo do Campo em números:

  • Ganho de produtividade cresceu 400%
  • Tempo de redução de produção das peças caiu de 40 para 4 dias
  • Redução de custo em 35%
  • Diminuição do preço final do produto

Tópicos: