SolidWorks compra Priware, criadora do software CircuitWorks

Foto: Divulgação

A SolidWorks, especializada em tecnologia para CAD 3D, anuncia a aquisição da britânica Priware Limited, parceira Gold da SolidWorks e criadora do software CircuitWorks™.

Além de expandir sua linha de produtos, o objetivo da empresa é atender à demanda do mercado pela crescente necessidade dos engenheiros em trabalhar conjuntamente com projetos de CAD mecânico e elétrico. Com isso, os projetistas, agora, contam com uma plataforma para que os projetos sejam construídos e planejados de forma conjunta, evitando retrabalho e, consequentemente, desperdício de dinheiro. O CircuitWorks está disponível como um componente do SolidWorks Office Premium e será fornecido sem custo adicional.

A aquisição confirma o software SolidWorks como solução viável para o desenvolvimento de sistemas mecatrônicos altamente complexos, que combinam os componentes elétricos, mecânicos e de processamento de informações encontrados em produtos eletrônicos de consumo e na robótica.

A integração entre as duas soluções garante aos engenheiros mecatrônicos a melhoria da qualidade do produto, redução do número de protótipos e uma maior agilidade no desenvolvimento. “Pouquíssimos produtos hoje são puramente mecânicos”, comenta Jeff Ray, CEO da SolidWorks. “À medida que os produtos se tornam mais inteligentes, os componentes elétricos comandam cada vez mais o projeto. Esta aquisição visa ajudar os engenheiros a serem mais inovadores e proficientes neste ambiente de mudanças”, explica o executivo.

A nova plataforma tecnológica da SolidWorks permite que os engenheiros acelerem e simplifiquem o projeto de produtos eletroeletrônicos, integrando arquivos de CAD elétrico aos seus modelos 3D e desenhos 2D mecânicos. Além disso, possibilita a exportação de modelos do SolidWorks em formato ECAD (projeto elétrico) padrão da indústria.

O CircuitWorks, que é reconhecido como SolidWorks Certified Gold Product há muito tempo, garante que componentes eletrônicos, como PCBs (printed circuit boards ou placas de circuito impresso), se adaptem e funcionem corretamente em seus produtos, tudo dentro da janela de projeto do software SolidWorks®. Antes, os engenheiros tinham que projetar produtos minuciosamente para se adaptarem aos componentes eletrônicos.

O SolidWorks e o CircuitWorks, juntos, permitem que os engenheiros projetem as PCBs para caberem em estruturas de produtos cada vez mais estilizadas, seja um MP3 player ou o painel de um carro novo, por exemplo. Essa plataforma única da SolidWorks assegura que os componentes eletrônicos se ajustem com segurança e operem corretamente dentro de seus projetos de CAD mecânico.

“A indústria de eletrônicos está se tornando mais complexa, o que significa que os engenheiros são cada vez mais desafiados a garantir a integração adequada entre os componentes eletrônicos e seu ambiente mecânico”, explica Gert Lamberts, gerente de projeto da N.V. Nedap, fornecedora de unidades de controle de segurança e eletrônico.

Segundo estudo da BCC Research, a indústria de eletrônicos irá chegar aos US$ 3 trilhões até 2012. “Trabalhar em programas separados com fabricantes de PCB atrasa o processo e aumenta a chance de ter de se refazer algo. A integração do SolidWorks com o CircuitWorks representa o casamento de ferramentas de alto desempenho que nos permite inovar e colaborar, em vez de simplesmente recriar novos produtos”, analisa Lamberts.

Visite o site da SolidWorks e conheça mais sobre a empresa: www.solidworksbrasil.com.br