Rodada de negócios movimenta setor metal mecânico do sul


Com o objetivo de gerar negócios, fechar parcerias e integrar entidades representativas do setor metal mecânico da Serra Gaúcha, o Sebrae no Rio Grande do Sul, por meio do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores do Setor Metal Mecânico Automotivo da Serra Gaúcha, promove a segunda edição da Rodada de Negócios do Setor Metal mecânico.

O encontro, que vai reunir 142 empresas, será realizado na quarta-feira, dia 23,das 9h às 18h, no Hotel Intercity Premium, Avenida Terezinha Pauletti Sanvitto, nº 333, em Caxias do Sul, município distante 125 quilômetros de Porto Alegre. A rodada conta com apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul .

De acordo com o gestor do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores do Setor Metal Mecânico Automotivo da Serra Gaúcha, José Luís Moscon, o número de inscrições, encerradas no último dia 4 de abril, superou as expectativas.

“A primeira edição da rodada de negócios, realizada em 2007, contou com a presença de empreendedores somente de Caxias do Sul e da região. Como obtivemos um resultado muito positivo, abrimos as participações deste ano para todos os interessados do Rio Grande do Sul. Contaremos, este ano, com a presença de empresas gaúchas dos setores da indústria, do comércio e de serviços”, informa.

Para o vice-presidente do Simecs, Getúlio da Fonseca, a rodada representa uma excelente oportunidade de novos negócios para o setor, que passa por um bom momento no Estado. “A troca de conhecimentos e de tecnologia durante esses eventos abre portas aos empreendedores. Contamos hoje com uma demanda muito positiva, trabalhando com cerca de 2,6 mil empreendimentos do setor metal mecânico na Serra Gaúcha. Destes, 97% são micro e pequenas empresas. Novas parcerias empresariais sempre são bem-vindas para alavancar a lucratividade das empresas”, declara.

Responsável pelo fornecimento de serviços de usinagem na cidade de Caxias do Sul, o empreendedor Daniel João Bridi participará pela segunda vez da Rodada de Negócios. Atuante no mercado há cinco anos, o proprietário da empresa Foco Sul tem boas expectativas para o encontro.

“Percebemos que, neste ano, o mercado está muito mais atrativo. A participação na primeira edição do evento nos trouxe resultados positivos, e voltaremos à atividade com a noção exata sobre a melhor forma de interação com os demais profissionais e clientes. Buscamos parcerias com novos fornecedores de matéria-prima, com preços mais competitivos e melhor prazo de entrega. Estamos confiantes na realização de boas negociações devido ao grande número de empreendedores inscritos para esta segunda edição”, declara.

O Projeto Desenvolvimento de Fornecedores do Setor Metal Mecânico Automotivo da Serra Gaúcha, implantado no início deste ano, reúne 120 micro e pequenas empresas do setor metalmecânico, fornecedoras de produtos e serviços para o setor automotivo dos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha e São Marcos. O objetivo é aumentar o faturamento dos empreendimentos e buscar novos clientes, focando na capacitação das fornecedoras para grandes empresas e para setoriais.

De acordo com a pesquisa de monitoramento do ambiente de concorrência na indústria metal mecânica, realizada pelo Pólo Metal Mecânico da Região de Caxias do Sul, os empreendimentos do município sustentam, atualmente, uma posição de vanguarda na indústria nacional. Essa consolidação deve-se ao esforço feito pelas empresas da região na qualificação da mão-de-obra, no investimento em tecnologia, na grande preocupação com a questão da qualidade e no espírito inovador de seus dirigentes.

A região representa o maior pólo metal mecânico do Rio Grande do Sul e o maior fornecedor para a indústria automobilística brasileira, fora da região paulista do grande ABC, gerando cerca de mais de 37 mil empregos diretos, representando aproximadamente 40% dos empregos diretos gerados pelo setor no Estado.

Tópicos: