Tornos da família LU serão destaques da Okuma na feira

Tecnologia de torneamento com quatro eixos aumenta produtividade e eficiência das máquinas

Foto: Okuma

Os tornos da família LU estarão entre os principais produtos em destaque que a Okuma apresentará na 27ª edição da Feira Internacional da Mecânica, programada para o período de 13  a 17 de maio de 2008, em São Paulo.  Essas máquinas demonstram que produtividade, eficiência e retorno do investimento podem ser melhorados ao se utilizar a tecnologia de torneamento com 4 eixos. Seu projeto único permite que ambas as torres porta-ferramentas (superior e inferior) trabalhem em toda a extensão da máquina, maximizando a capacidade de utilização individual e simultânea de cada torre.

A linha LU apresenta uma grande variedade de modelos que oferecem diversos comprimentos de barramento e opcionais, possibilitando a sua utilização em diferentes aplicações da indústria.

Entre as principais características técnicas destacam-se: diâmetro de Ø 370 (Ø 340 quando com torre VDI); nariz do spindle A2-6 (opcional 140 flat e A2-8); 5.000 min-1 de velocidade máxima do spindle (sendo oferecidos também opcionais com 3.800, 6.000 e 10.000 min-1); potência padrão de 22 kW e avanço rápido (X/Z) de 20/25 m/min (C: 200 rpm). São oferecidas, ainda, ferramentas acionadas e eixo Y opcionais.

Os tornos dessa linha também contam com o moderno controle numérico OSP, que apresenta grande facilidade para programação e operação, além de diversas ferramentas de programação para maximizar a sua produtividade.

Essa linha de máquinas foi desenvolvida com o conceito Thermo Friendly que permite compensar as variações dimensionais causadas pelas mudanças de temperatura. Trata-se de uma tecnologia exclusiva da Okuma que permite reduzir o calor gerado pela máquina em operação e também monitora constantemente a temperatura externa, através do CNC – comando numérico computadorizado – que utiliza algorítimos para compensar as deformações geométricas por projeto.

Saiba mais sobre a Okuma no portal CIMM. Clique aqui.

Tópicos: