Yaskawa lança linha de Controladores de Movimentos

Família MP 2000 garante movimentos precisos e ágeis nos processos produtivos

Foto: Yaskawa

A Yaskawa Elétrico do Brasil está trazendo ao país a série MP 2000 - a mais poderosa linha de Controladores de Movimentos, desenvolvida pela matriz japonesa, e que será lançada durante a Feira Internacional da Mecânica que acontece no período de 13 a 17 de maio, em São Paulo.

Especialmente indicada para as indústrias de embalagem e gráficas e para todos os segmentos cujos processos produtivos necessitam de movimentos precisos, seguros e ágeis, a nova família apresenta diferenciais importantes.

Entre os modos de controle para sistemas servo-acionados que são disponibilizados pela série MP 2000 destacam-se o controle de posição, a alta velocidade, torque, engrenagem eletrônica, rotinas de referenciamento e interpolação linear/circular/helicoidal. São recursos importantes e voltados principalmente para equipamentos utilizados em indústrias de embalagem (como envasadoras, tampadoras de frascos, rotuladoras, etc) e também para máquinas empregadas no setor gráfico (corte contínuo, guilhotinas, impressoras, paletizadoras, mesas indexadoras rotativas, etc).

Uma das principais características da linha MP 2000 é o design modular dos controladores que permite uma configuração otimizada, de acordo com as necessidades da máquina. Também é possível expandir os recursos do sistema através dos slots do rack ou através da Rede Mechatrolink II de 10Mbps.

Os novos controladores também possuem recursos que possibilitam controlar até 256 eixos de servomotores ou de inversores de freqüência, além de oferecer entradas e saídas digitais e analógicas, entradas rápidas para encoder externo e cartões de conexão para as rede Ethernet TCP/IP, Modbus TCP/IP, Modbus Serial, Token Ring, DeviceNet e  Profibus. 

“São facilidades que permitem a conexão com diversos sistemas supervisórios, IHMs e CLPs existentes no mercado”, acrescenta Anderson Sato, gerente de Vendas e de Engenharia de Aplicação da Yaskawa.

Modelos em destaque
            

Integra a nova família o controlador MP2300, compacto, com três slots de expansão e capaz de controlar até 48 eixos de servomotor. Já o modelo MP2200 pode contar com até 31slots de expansão, com capacidade para controlar até 256 eixos de servomotor.

“Este último é voltado para projetos de grande porte, uma vez que dispõe de processador de 233 MHz, tempo de scan de 0.2ms/1000 instruções e memória expansível através de cartão Compact Flash removível”, explica Sato.

A Yaskawa oferece, ainda, servomotores rotativos, lineares e de acoplamento direto, para as tensões de alimentação 110Vac, 220Vac, 380Vac e 440Vac, com faixa de torque de 0.095 Nm a 350 Nm. Quanto ao software de programação, a série MP 2000 utiliza o MotionWorks-MPE770 que integra em um único sistema todas as ferramentas de comunicação, configuração dos módulos I/O e redes,  programação e documentação do projeto.

“Com isso é oferecido um ambiente intuitivo e amigável para desenvolvimento dos programas em linguagem Ladder, Lista de instruções e Blocos de funções, com recursos para alteração on-line dos programas, e monitoração das variáveis em forma de gráficos e tabelas”, completa o gerente.

Outros destaques

A Yaskawa também apresentará na feira seus mais recentes lançamentos, como a linha de inversores vetoriais de corrente V1000, com capacidade para atender a faixas de potência de até 25CV e munidos com duas CPUs com ciclo de processamento de 2 milissegundos. Os inversores dessa linha são cerca de 30% menores que os similares, sua vida útil supera os 10 anos e o MTBF – estatística que mede o tempo médio entre falhas – é um dos maiores do mercado: 28 anos. Em termos de aplicação são indicados para controle de ventiladores, exaustores, transportadores, lavadoras, compressores, pontes rolantes, bombas e em máquinas de alimentos e bebidas.

Outro destaque será a linha de inversores de freqüência de média tensão que até recentemente era disponibilizada apenas pela matriz japonesa nos países asiáticos. Os produtos atendem a faixas de 3.3 kV, 4.16 kV e 6.6 kV e faixas de potência de 200 a 6.000 kva, sendo ideais para aplicação em exaustores, ventiladores, bombas, misturadores, extrusoras e em qualquer máquina que requer torque constante ou variável.

Confira mais sobre a Yaskawa no portal CIMM clicando aqui.

Tópicos: