Confira as novas ferramentas da Mapal

Novidades da empresa garantem melhores resultados em processos de usinagem

Fotos: Mapal

Nova broca para furos profundos da MAPAL MEGA-DEEP-DRILL

Com o desenvolvimento da broca para furos profundos a MAPAL abriu novas oportunidades para a usinagem de furos profundos em aço e ligas fundidas. Agora o MEGA-DEEP-DRILL também está sendo trazido ao mercado como uma ferramenta standard.

Esta broca com revestimento MxF, para profundidades de furos de até 30xD na variação de diâmetro de 3 mm a 16 mm, é especialmente projetado para usinagem de aço e ferro fundido. Ferramentas especiais também são possíveis até as profundidades de furo de 40xD e para outros materiais.

Vantagens do MEGA-DEEP-DRILL

- A geometria especialmente desenvolvida para a quebra de cavaco e furação frontal, garantindo uma alta velocidade de corte e avanço na usinagem de furos longos. Para o usuário isto oferece uma redução de 5 à 10 vezes em tempo de usinagem comparado com as brocas para furos profundos de um corte.
- Quatro chanfros guias garantem deflexão mínima e retenção segura, mesmo quando usinando através de furos cruzados.

A broca para furos profundos também pode ser reafiada e revestida para que os custos da ferramenta tenham um impacto relativamente baixo nos custos de produção.


Novo MAPAL TTS – Torque Transfer System (Sistema de Transferência de Torque)

Agora que o Sistema de encaixe em MAPAL HFS® (Head Fitting System) se tornou confiável e estabelecido como uma conexão de alta precisão para usinagem fina. A MAPAL introduziu uma nova conexão de ferramenta na EMO em Hannover/07 que é especialmente projetada para a transferência de torques elevados.

O Sistema de Transferência de Torque permite conceitos de ferramenta que minimizam o uso de metal duro (MD) como sistema intercambiável de cabeça e alcança alta qualidade e bons dados de usinagem.

A conexão é caracterizada por um sistema radial de ranhuras com 12 a 18 dentes, respectivo ao diâmetro da cabeça da ferramenta de MD. A geometria inovadora do sistema de ranhuras garante boa transferência de torque e alta precisão na repetibilidade e concentricidade.

TTS para furação, fresamento e canal

Para a conexão de precisão do Sistema de Transferência de Torque um número de áreas de aplicação completamente novo surgiu para a furação, fresamento e canal para combinações de ferramentas.

Na área furação com metal duro integral, a conexão TTS já está em uso no programa padrão. A broca com Transferência de Torque com cabeça intercambiável está disponível nos diâmetros de 16 à 32 mm, em comprimentos de 3×D, 5×D e 8×D  e também para diferentes materiais.

Com o TTS o sistema de ranhuras na conexão é seguramente preso através de um parafuso de tração e um pino roscado aplicado lateralmente no adaptador. Incorporado no sistema de ranhuras, um dispositivo seguro de posicionamento garante que o canal para cavaco e o fluido de refrigeração do adaptador, para a cabeça intercambiável, estejam alinhados. Ferramentas de fresamento ou canal são presas  do lado da face da cabeça ou por trás, através do adaptador, utilizando um parafuso de tração.


Novos Alargadores Expansíveis HPR


O versátil programa de cabeças intercambiáveis HPR  com lâminas fixas oferecem novíssimas possibilidades com o desenvolvimento dos Alargadores Expansíveis HPR.

As lâminas contidas nas cabeças intercambiáveis podem ser ajustadas com muita precisão e sensibilidade por meio de um novo sistema de ajuste. Isto quer dizer que furos com tolerância na região do IT6 também podem ser usinadas de forma muito confiável com o uso destes alargadores.

Além disso, por causa do sistema de reajuste, a vida útil da ferramenta pode ser estendida por muito tempo. Isto proporciona uma grande redução de custos, particularmente no que se refere aos materiais de corte de alta performance, como por exemplo o PCD.

Ajuste de alta precisão para todas arestas de corte de até 3 µm

O sistema de ajuste é composto por poucos elementos e conta com uma bucha de ajuste apoiada em rolamentos flutuantes, para garantir um perfeito contato entre a bucha e o corpo interno. Com isto, variações de circularidade e concentricidade, tem efeito desprezível nas tolerâncias de produção devido ao ajuste final.

O sistema de ajuste garante que todas as facas fiquem posicionadas de forma a manter a circularidade em até 3 µm.  Esses são os pré-requisitos decisivos para se alcançar as tolerâncias máximas do furo e até mesmo minimizar o desgaste nas arestas de corte.
Nos alargadores convencionais expansíveis, esses pré-requisitos não foram alcançados e como resultado os sistemas mostraram-se inadequados para algumas áreas de aplicação onde os novos alargadores expansíveis HPR podem apresentar melhores resultados.

Tópicos: