Brasil e Noruega assinam acordo de cooperação científica

 
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e a ministra de Pesquisa e Ensino Superior da Noruega, Tora Aasland, assinaram, nesta segunda-feira (31/3), em Brasília, um acordo de cooperação entre os dois países em ciência e tecnologia.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a parceria tem como objetivo estimular o intercâmbio de informações e oportunidades para pesquisadores, estudantes e professores. Além disso, está prevista a organização conjunta de eventos como seminários sobre políticas e sistemas de pesquisas.

Rezende afirmou que a Noruega tem ótimas universidades e investe muito em ciência e tecnologia, percentualmente, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). “Temos pouca tradição em interagir com a Noruega, mas, por meio deste acordo, teremos muitas oportunidades, especialmente nas áreas de mudanças climáticas e petróleo”, disse.

Ainda de acordo com o ministro, os noruegueses são grandes produtores de petróleo extraído, principalmente, na plataforma litorânea em águas profundas, assim como no Brasil. A cooperação nesse setor é um dos principais pontos da parceria.

Para a ministra norueguesa, o acordo é importante para estreitar os laços entre os dois países. Entre as áreas prioritárias, ela destacou meio ambiente, clima, bem-estar, saúde e educação.

Também participaram do encontro a embaixadora da Noruega no Brasil, Turid Eusebio, e a diretora do Conselho de Pesquisa Norueguesa, Kari Kveseth. O documento tem validade de quatro anos, podendo ser prorrogado por igual período.