Altec incorpora mesa auxiliar para Montadora de clichê

Foto: Divulgação

A mesa montadora auxilia o operador apoiando o clichê de forma que ele tenha um contato mínimo com a fita dupla-face de colagem facilitando o trabalho de montagem. Isso se dá porque a fita dupla-face envolve todo o cilindro, mas, as plataformas da mesa permitem que somente pequenas áreas do cilindro sejam expostas para que o clichê seja adesivado pouco a pouco, tornando muito mais prática a montagem.

Quando a mesa está em operação, o cilindro porta clichê fica entre a plataforma frontal e a plataforma traseira da mesa, formando uma base rígida de auxílio à colagem.

Além da Mesa Montadora de Clichês, a Montadora Smart Eye Zeus apresenta novas características que tornam o set up de seu processo mais otimizado:

Sistema de indexação do Cilindro porta clichê: O sistema de indexação (trava do cilindro) é feito por meio de um motor de alto torque, em que o operador determina a posição do clichê e da partida na máquina.

Este motor gira o cilindro e quando atingir a posição programada pelo operador, o cilindro pára e automaticamente é indexado. Desta maneira, o clichê pode ser colado em qualquer posição no perímetro do cilindro porta-clichê.

Sistema de posicionamento do Cilindro porta-clichê na Montadora: Este sistema conduz o cilindro aos rolamentos e assim não há nenhum tipo de esforço para o operador tanto na colocação quanto na retirada do cilindro na montadora, além de proteger o cilindro contra impactos.

Ao posicionar o cilindro na Montadora temos um sistema que o apóia sobre uma pista. O operador rola o cilindro até ficar na posição dos rolamentos de apoio, ao acionar o sistema que deve travar o cilindro, a pista vai descer suavemente e alojá-lo definitivamente sobre os rolamentos de apoio.

Sistema de auxílio ao posicionamento do clichê por Laser: Devido a grande ampliação da imagem para um preciso posicionamento dos micropontos, a área de visualização das câmeras se torna pequena, fazendo com que seja necessário algum tempo para se localizar o microponto em uma posição que seja visível pelas câmeras.

O sistema de auxílio ao posicionamento dos clichês por laser é composto por um laser em cada câmera apontando para a posição ideal do microponto. Quando o operador posiciona o clichê localizando os micropontos por meio do feixe de laser de cada uma das câmeras, os micropontos já estarão sendo visualizados pelas câmeras para sua centralização final otimizando esa etapa da montagem.

Saiba mais sobre a Altec no portal CIMM.