Projeto para uso sustentável da água

Fonte: Agecom - 21/03/07

Envolvendo universidades, Secretarias de Estado, instituições científicas, Governo Federal e fundações de apoio à pesquisa, o megaprojeto Rede Guarani – Serra Geral, que estudará a relação do Aqüífero Serra Geral com o Aqüífero Guarani, considerado a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, está comemorando o Dia Mundial da Água (22 de março) iniciando as suas atividades com a liberação de R$ 4,25 milhões relativos à Emenda Coletiva aprovada pela Bancada Catarinense para 2006. Hoje o Estado de SC é também abastecido por água de fonte subterrânea: toda a região oeste, por exemplo, é atendida pelo Aqüífero Serra Geral. Segundo o Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (IPCC), até 3,2 bilhões de pessoas podem vir a sofrer com a falta de água em função dos desequilíbrios provocados pelo aquecimento da Terra, e neste contexto, as águas subterrâneas constituem-se também em importante reserva estratégica.

O Projeto interinstitucional e interdisciplinar, segundo os coordenadores do projeto, Professora Fátima Wolkmer, da UNIPLAC, e Luiz Fernando Scheibe, da UFSC, conta ainda com o apoio do CNPq e das FAPs de SC, RS e PR, e de emenda coletiva para 2007 no valor de R$ 8 milhões, para cuja liberação contará mais uma vez com o apoio político de toda a bancada catarinense. Em nível federal, o projeto é apoiado pela Agência Nacional de Águas (ANA), pelo CNPq e pelos dirigentes do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O megaprojeto, o mais importante já desenvolvido no País que trata simultaneamente de águas superficiais e subterrâneas, prevê o desenvolvimento de pesquisas para proteção, conservação e manejo sustentável dos aqüíferos, levando em conta inclusive a questão da legislação sobre recursos hídricos.

Rede reconhece “Amigos da Água”

No Dia Mundial da Água, 22 de março, o Projeto Rede Guarani Serra-Geral participa, na Assembléia Legislativa, a partir das 14 horas, das atividades que marcam a instalação do Fórum Permanente do Programa Pró-Rio Uruguai e Aqüífero Guarani. Segundo a programação, que prevê palestras, debates e oficinas, a Coordenação do Projeto homenageará parceiros e apoiadores. Serão entregues, em solenidade prevista para às18h15min, placas comemorativas ao Dia Mundial da Água aos “Amigos da Água”.

Estão sendo chamados para o evento os pesquisadores do Projeto e dos Programas relacionados à preservação e utilização da água. O convite para a posse dos integrantes do Fórum é assinado pelo Presidente da Assembléia Legislativa, Júlio Garcia, e pelo presidente do Fórum Permanente, deputado Renato Hinnig.