O Colaborador e a sua Capacitação


Na edição especial de 2007 da revistas Exame e Você S/A “150 Melhores Empresas para Você Trabalhar”, um dos itens que os funcionários avaliaram na sua empresa foi o treinamento ofertado, ou seja, o quanto a sua empresa investe no seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Esse investimento é uma via de mão dupla, pois quanto mais preparado está o funcionário, mais ele poderá devolver à empresa em termos de produtividade, eficácia e eficiência. Até a própria comunidade na qual está inserida, pois são formados cidadãos mais conscientes.

Uma pesquisa publicada pelo Sesi Nacional em 2007 sobre o grau de instrução do trabalhador da indústria, aponta que 53% dos trabalhadores pesquisados não chegaram a completar o ensino fundamental e ou ensino médio.

Isto mostra uma demanda por uma educação formal concomitante ao treinamento específico do negócio da empresa sendo que as áreas de treinamento estão relacionadas ao conhecimento inserido na rotina da organização, nos processos, nas práticas, como nos conhecimentos tácitos e explícitos dos funcionários.

Um dos fatores que fomentam a oferta de treinamentos das empresas é a própria mudança que a prática laboral vem sofrendo ao longo dos anos impulsionando a elevação no nível de especialização dos profissionais.

O cenário de inovação e a alta competitividade provocaram uma mudança nas estruturas das profissões e suas funções, não somente em cargos de liderança e nas estratégias de gestão, mas também em funções de características técnicas e operacionais, gerando desdobramentos e necessidade de geração de novas competências, até então não identificadas e/ou não necessárias. 

A inovação tecnológica transforma atividades antes rígidas e centralizadas em atividades diversificadas e flexíveis ou de alta performance e os profissionais antes especializados em uma única atividade necessitam agir de forma ágil e autônoma.

Essa exigência por profissionais mais capacitados é visível nos processos de seleção e capacitação dos trabalhadores levando aos novos critérios de recrutamento visando a contratação de profissionais mais capacitados.

Para os profissionais já pertencentes ao quadro da empresa são necessárias estratégias para mapeamento de necessidades de treinamento e também de motivação para que o colaborador veja o valor da aprendizagem contínua para seu desempenho bem como para seu nível de remuneração.

Blenda de Campos Rodrigues é Consultora em Educação à Distância.


Quer entrar em contato com a autora? Mande um e-mail para [email protected] e comente  o artigo.