Finep lança prêmio de inovação tecnológica

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia - 21/03/07

O Centro-Oeste vai inaugurar os lançamentos regionais do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica no próximo dia 27, em Campo Grande (MS). Para marcar a abertura das inscrições será realizado um Fórum de Inovação Tecnológica, sob o tema principal Gestão da Inovação. O Prêmio Finep é coordenado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Serão convidados especialistas e empresários vencedores em outras edições do Prêmio Finep para apontar caminhos que levem à inovação. Entre os principais debatedores estão o economista, João Furtado, da Universidade de São Paulo (USP), e Alexandre Costa, diretor presidente da PCTEL, vencedora em 2006 na categoria Pequena Empresa Inovadora.

"A idéia é disseminar o conceito de gestão da inovação, que é uma ferramenta importante para as empresas que buscam uma melhor posição no mercado", afirma Marco Antonio Motta Nunes, coordenador nacional do Prêmio. Os interessados têm até o dia 16 de julho para formalizar as suas inscrições pela internet, onde também está disponível o regulamento.

Em Campo Grande, o Fórum começa às 14h e vai até às 17h30, quando começa a cerimônia de lançamento do Prêmio Finep. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conversar sobre os seus empreendimentos nos balcões do Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) e no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O Prêmio Finep completa 10 anos de existência. Em números, isso representa 3.102 inscrições, das quais 382 da Região Centro-Oeste, e um total de 154 instituições premiadas entre empresas e instituições de pesquisa de todo o País.

O prêmio, que neste ano tem como tema os 40 anos da Finep, foi lançado em 1998, ainda restrito à Região Sul. Na ocasião, foram 25 inscrições. A partir do ano 2000, o prêmio passou a ter caráter nacional e atingiu todas as regiões do País, com 279 participantes. De 2001 a 2006, as inscrições foram aumentando até atingir 677 participantes.

O número de categorias também cresceu nesse período. Se em 1999 eram apenas duas (produto e processo), em 2007 já são sete: foram criadas as categorias de Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Inovação Social, Instituição de Ciência e Tecnologia, e Inventor Inovador.

Confira o calendário de lançamento nas outras regiões

Sudeste Sebrae – São Paulo/SP - 4 de abril
Nordeste Sergipe Tec – Aracaju/SE - 11 de abril
Sul IEL - Porto Alegre/RS - 16 de abril
Norte IEL – Porto Velho/RO - 18 de abril

Serviço

Fórum de Inovação Tecnológica
Dia: terça-feira, 27 de março de 2007
Horário: das 14h às 17h30
Local: auditório do Sebrae – Rua Mato Grosso, 1661, Centro - Campo Grande (MS)