Aspectos Tribológicos da Usinagem dos Materiais

Foto: Divulgação

Aspectos Tribológicos da Usinagem dos Materiais

Sandro Cardoso Santos
Wisley Falco Sales


Se você trabalha com usinagem este é um livro importante, que aborda a usinagem como uma área da tribologia.

Fortemente embasado conceitualmente, traz inúmeros estudos de casos, desenvolvidos em centros de pesquisas de universidades do país e do exterior, além de inúmeros produzidos em parceria com empresas brasileiras, como Fiat Automóveis, Fiat Powertrain Technology, Tekfor do Brasil, entre outras. Utiliza-se de diversos exemplos reais de engenharia para elucidar os aspectos conceituais amplamente discutidos.

Esta obra tem enorme quantidade de informações úteis ao pessoal diretamente atuante na produção, como processistas, engenheiros, técnicos e estudantes.

Apresentação

O profissional de usinagem convive com novidades que surgem cada vez com maior freqüência, resultado do dinamismo do setor que coloca no mercado ferramentas, materiais, máquinas e até mesmo novos processos.

Para acompanhar essa rápida evolução, o profissional deve buscar a construção de seu conhecimento com a incorporação das experiências do seu dia-a-dia, sejam elas obtidas no ambiente de trabalho, revistas, palestras, etc. Para o melhor aproveitamento das experiências diárias é fundamental que os profissionais tenham um forte embasamento nos princípios de usinagem.

Recentemente, tem-se observado com mais freqüência em empresas que atuam no ramo metalmecânico, falando em especial àquelas que têm a usinagem como relevante na fabricação, que os concorrentes internacionais estão a cada dia mais perto e com preços e prazos até a pouco tempo inimagináveis.

Cabe a nós aperfeiçoar nossos processos, estoques, logística e outros, com objetivo de tornarmos competitivos frente a esse novo cenário que já é realidade, portanto, conhecer os aspectos teóricos relacionados à usinagem dos materiais é de grande importância e interesse aos profissionais que atuam na área.

No livro Aspectos Tribológicos da Usinagem dos Materiais os fundamentos da usinagem são abordados com enfoque em tribologia - ciência que estuda a interação entre superfícies, atrito, desgaste e lubrificação.

A obra é dirigida a profissionais e estudantes e tem como objetivo oferecer o embasamento na área, essencial para a resolução de problemas e estruturação dos conhecimentos em usinagem. Com esse propósito, no livro são apresentados os fundamentos da usinagem ilustrados por meio de casos práticos obtidos em pesquisas desenvolvidas no ambiente de indústria ou por elas apoiadas.

O trabalho é resultado de um projeto iniciado em 2002, com a redação de uma apostila. Desde então seu conteúdo tem sido revisto e complementado, muitas vezes contando com sugestões de alunos e professores. O diferencial apresentado nesta obra, é a usinagem vista como uma ciência inserida em uma ainda mais abrangente, a tribologia e, sob este enfoque, ela será minuciosamente investigada.

Dados:

SBN: 85-88098-38-1                                    
Ano: 2007
Edição: 1ª edição
Número de páginas: 248
Formato: 17 x 24 cm

CÓD. 034
R$ 79,00

Comprar.



Comentários