Licenciamento ambiental de Angra 3 tem nova audiência

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama) marcou audiência pública sobre o licenciamento ambiental da Usina Nuclear Angra 3 na cidade de  Ubatuba (SP) para 28 de março. A medida atendendo às exigências da legislação e a pedido do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Consema).

Edital com essa finalidade foi publicado pelo Ibama na edição do Diário Oficial da União de sexta-feira (1º). Serão analisados, na ocasião, o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) da usina.

Por determinação da Justiça, o Ibama já havia programado três novas audiências públicas sobre Angra 3, em 25, 26 e 27 de março. As sessões ocorrerão nos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro, na Costa Verde fluminense.

A exigência está em liminar da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, gerada por ação civil pública movida pelo procurador da República André de Vasconcelos Dias. Ele aponta riscos de catástrofe nuclear se for construída a usina. O Ministério Público Federal solicitou à Justiça o cancelamento das audiências realizadas em 19, 20 e 21 de junho do ano passado nos três municípios.

A Eletronuclear recorreu da decisão liminar. O superintendente de Licenciamento e Meio Ambiente da estatal, Yukio Ogawa, assegura que o objetivo das audiências públicas, “que é levar a informação à população”, foi inteiramente atendido. Ele informa que 1,3 mil pessoas em média estiveram presentes em cada audiência: “Houve uma presença maciça de público. Nós tivemos três audiências com o plenário praticamente ocupado”.