General Eletric investirá em fábrica de trens no Brasil

A previsão é produzir, em 2008, 30 locomotivas de carga de alta tecnologia

Foto: Divulgação
A empresa norte-americana General Electric anunciou na quinta-feira (31), em audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a decisão de aumentar a fábrica de locomotivas em Contagem, Minas Gerais.

Segundo o vice-chairman da GE, John Rice, a fábrica produzirá trens de carga com a melhor tecnologia disponível no mercado. A idéia é fechar 2008 com a fabricação de 30 locomotivas.

De acordo com o presidente da divisão da GE Transportation na América Latina, Rafael Santana, dois terços dessa produção deverá ficar no Brasil. O resto será exportado. Hoje, os principais mercados compradores da GE são a África do Sul, Colômbia e Jordânia.

A expectativa dos executivos é aumentar os mercados e transformar o Brasil num pólo de produção de trens. O vice-chairman evitou falar qual o montante do investimento na fábrica de Contagem. Disse apenas que parte dos US$ 100 milhões investidores por ano na produção global virá ao Brasil.

A previsão de Rice é que esse mercado de transportes de carga tenha um crescimento anual de 20% a 50%. Os investimentos globais da GE, segundo ele, tendem a acompanhar esses percentuais.