Gás natural pode se tranformar em fonte renovável de energia

Foto: CT Gás

Um gigantesco campo de gás natural descoberto há poucos anos nos Estados Unidos está mostrando aos cientistas que esse combustível fóssil pode se transformar em uma fonte de energia renovável - bastaria utilizar bactérias anaeróbicas para produzí-lo.

Gás natural renovável

A equipe do geólogo Steven Petsch, da Universidade de Massachusetts, descobriu que o gás natural foi gerado durante a última glaciação por bactérias devoradoras de carbono, aprisionadas nas rochas abaixo da camada de gelo. Essas bactérias podem viver sem a presença de oxigênio.

"As bactérias digeriram o carbono existente nas rochas e produziram enormes quantidades de gás natural em um período relativamente curto de tempo, dezenas de milhares de anos, ao invés de milhões," afirma ele. "Isso sugere que pode ser possível semear ambientes ricos em carbono com bactérias para criar reservatórios de gás natural."

Metano na atmosfera

O estudo também ajuda a explicar os altos níveis de metano na atmosfera nos períodos interglaciais, uma tendência registrada em amostras de gelo coletadas na Groenlândia e na Antártida. Quando as camadas de gelo se retraíam, o metano aprisionado nas rochas porosas abaixo era liberado para a atmosfera.

A formação geológica do campo Antrim Shale mostra que, na maior parte de sua história, a água em seu interior era salgada demais para permitir a vida das bactérias. Mas, durante as eras do gelo, as atuais áreas ricas em gás natural receberam um influxo de água doce, injetada nas rochas pela pressão das camadas de gelo.