Rio Industrial 2008 reúne a força de três grandes segmentos

Evento, inédito no Rio de Janeiro, contempla simultaneamente os segmentos metal-mecânico, eletrônico, elétrico, embalagem e plástico
 
Para quem vai sediar em 2008 um dos maiores eventos industriais de sua história, o Rio de Janeiro está demonstrando sua força econômica e confirmando que tem mais do que belezas naturais para oferecer.

Números divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) confirmam que a indústria registrou expansão de 8,95% nos últimos 12 meses, ou seja, desde outubro de 2006.

Os números trazem ainda mais otimismo para a Semana Rio Industrial 2008, que ocorrerá de 6 a 9 de agosto, no RioCentro. Será uma feira inovadora, agregando simultaneamente três grandes eventos: Expomac – Feira Brasileira da Indústria Metal-Mecânica; Eletron – Feira Brasileira da Indústria Elétrica, Eletrônica e Automação Industrial e Feipack – Feira Brasileira da Embalagem, o que contemplará toda a cadeia metal-mecânica, máquinas-ferramenta, aço, corte, conformação, usinagem, embalagem, plástico, elétrica, eletrônica, automação, robótica, geração e fontes alternativas de energia.

E parte desses setores vem apresentando ótimos resultados. O levantamento da Firjan mostra que o setor de material elétrico, por exemplo, cresceu 23% nos últimos 12 meses, assim como o de material de transporte (36%).

Outro indicativo, o nível de emprego, atesta que nos dez primeiros meses de 2007 em relação ao mesmo período em 2006 houve alta de 14,98% no setor mecânico e 11,10% no metalúrgico. Com tudo isso, o PIB do Estado do Rio de Janeiro em 2007 deverá evoluir mais do que os 3,9% de crescimento que teve em 2006, quando atingiu R$ 305,8 bilhões.

Para aumentar as chances de negócios e tornar o evento ainda mais atrativo para expositores e visitantes, a Diretriz, organizadora da Semana Rio Industrial 2008, vai seguir as estratégias adotadas com sucesso nas feiras que realiza há 40 anos em Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

Uma delas é a de oferecer eventos paralelos para cada uma das grandes feiras. Na Expomac ocorrerão a Ferramental (área exclusiva para o segmento de máquinas-ferramenta), Salão de Aço, Corte e Conformação (voltado para empresas de máquinas, produtos e tecnologias de corte, junção de chapas, ferramentas de dobra e corte, entre outras) e Usinagem (área destinada a prestadores de serviços de usinagem, como torneamento, polimento, afiação etc.).

Dentro da Eletron ocorrerão os salões de Automação Industrial e Robótica e o de Fontes Alternativas de Energia. O objetivo é apresentar novidades e tecnologias para melhorar os processos industriais e discutir as alternativas viáveis de energias. No Rio de Janeiro, por exemplo, o governo estadual estuda fazer do estado um centro de referência na área de pesquisa de energias alternativas, principalmente a eólica e a solar.

Na Feipack, além da exposição de fabricantes de embalagem e seus fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos, terá a Plastfair – Feira da Indústria da Embalagem Plástica e seus fornecedores, que reunirá empresas focadas somente no segmento plástico.
 
Sobre a Diretriz Empreendimentos

O Grupo Diretriz iniciou suas atividades em 1967, com a promoção da 1ª Feira do Comércio e Indústria do Paraná (Fecip). Oito anos mais tarde foi responsável pela construção do Centro de Exposições de Curitiba, no Parque Barigüi, projeto arquitetônico arrojado, construção inspirada na arquitetura européia.

Desde então, produziu vários eventos setoriais que se tornaram referência nacional, como a Feira Internacional de Artesanato (Feiarte), Feira Internacional de Máquinas para Madeira (Fenam), Feira Sul-Brasileira da Indústria Metal-Mecânica (Expomac), Feira Sul-Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Eletron), Feira Sul-Brasileira de Fornecedores da Indústria Automotiva (Autopar), Feira de Fornecedores da Construção Civil (Expocon), Feira de Máquinas e Ferramentas do Mercosul (Ferramental), Feira Sul Brasileira da Embalagem ( Feipack), entre outras.    

Em seus 40 anos de história, a Diretriz realizou mais de 500 eventos em importantes capitais como Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Serviço
 
Evento: Semana Rio Industrial 2008, que abrigará:
 
Expomac – Feira Brasileira da Indústria Metal-Mecânica
Eletron – Feira Brasileira da Indústria Elétrica, Eletrônica e Automação Industrial
Feipack – Feira Brasileira da Embalagem
 
Local: RioCentro – Rio de Janeiro (RJ)
Data: de 6 a 9 de agosto de 2008

Informações: (41) 3075 1100 ou [email protected]
www.diretriz.com.br.

Tópicos: