Concurso desafia projetar modelo de carro do ano 2028

Projetar o modelo de um carro que vai ser usado em 2028 por um jovem profissional de sucesso, que lidera as tendências e tem pensamento ecológico. Este é o objetivo para os participantes do Concurso Mundial Car Design News 2008, anunciado no Salão de Automóveis de Detroit nesta semana, e organizado por uma parceria entre a Car Design News e a SABIC Innovative Plastics (ex-GE Plastics), com o apoio da Autodesk.

Os projetistas terão o desafio de criar modelos virtuais em 3D de um carro para os Millenniumites (pessoas que nasceram em 2000) e a forma como eles vão usá-los em 2028. São três personagens "millenniumites" descritos no concurso.

Eles levam vidas internacionais, têm valores ecológicos integrados à forma como pensam, esperam estar sempre aptos para se conectarem ao mundo virtual e habitarem um mundo ininterruptamente real todos os dias, independentemente de onde estejam.

Cada um desses personagens precisa de um novo carro, que deve ser compacto, comportar pelo menos duas pessoas, ter espaço privado para que possam se comunicar, permitir que se sintam seguros em ruas congestionadas e afirmar seu status como jovens profissionais independentes que lideram as tendências e são ambientalmente correto. Todos os projetos inscritos devem ser vistas instantâneas dos modelos de projeto digital.

"Essa é uma grande oportunidade para estudantes e profissionais brasileiros exporem sua criatividade e profissionalismo a nível internacional", comenta Édson Simielli, Diretor de Marketing da SABIC Innovative Plastics para a América Latina, incentivando pessoas no Brasil a se inscreverem no concurso.

O concurso será no período entre 16 de janeiro e 26 de março. Os finalistas selecionados terão ainda oito semanas adicionais para desenvolverem suas propostas e o anúncio final será feito em 2 de julho.

Os principais prêmios serão entregues em duas categorias - Projetista-Profissional e Projetista-Estudante - e cada vencedor receberá uma licença do software DesignStudio da Autodesk no valor de aproximadamente US$ 7.000,00 e US$ 2.000,00 em dinheiro, respectivamente, e uma assinatura individual de 12 meses da Car Design News.

Informações completas sobre o concurso, inclusive diretrizes de projeto, jurados, critérios de avaliação, materiais disponíveis e como trabalhar com eles estão disponíveis on-line em www.cardesignnews.com/site/contests/brief