Alunos da USP desenvolvem disco de freio de fibra de carbono

Alunos de graduação da Escola Politécnica da USP desenvolvem disco de freio de fibra de carbono e são premiados. Projeto partiu do desafio de participar de competições entre universidades. Criatividade, Pesquisa e Perseverança, um tripé que dá certo

Anualmente ocorrem competições estaduais e nacionais de veículos Baja promovidas por instituições dos segmentos automotivo e de educação. São apresentados modelos off-road, praticamente redesenhados a cada prova, sempre em busca de superar projetos anteriores em termos de segurança, estabilidade, peso, entre outros quesitos.

A Equipe Baja, da Poli/USP, reúne alunos de 1º a 5º ano dos cursos de Engenharia. São estudantes de Mecânica, Elétrica, Civil, entre outras especialidades. Eles formam uma equipe multidisciplinar, organizada, que tem por desafio elaborar um veículo ágil em curto espaço de tempo.

Em busca da melhor performance, desenvolvem projetos em CAD, CAE e CAM e saem em busca de patrocínio para viabilizar os novos desenvolvimentos. Do projeto tecnológico ao plano de negócios eles se encarregam de tudo.

Em dezembro de 2007, a Equipe Baja da Poli/USP recebeu o Prêmio Excelência 2007 da Revista do Plástico Reforçado/Composites, pelo desenvolvimento de um disco de freio de fibra de carbono.

De acordo com o aluno Marcelo Campos Rebouças, que integra a Equipe, o uso desta fibra proporcionou significativa melhoria de desempenho em frenagem em relação a modelos de aço, com redução de massa em mais de 60% e sem alterações significativas na mecânica dos componentes.

Durante o processo de desenvolvimento várias fibras foram estudadas e testadas, como as de vidro, carbono e grafite, assim como uma variedade de resinas.

A laminação dos discos envolveu cerca de 10 camadas de composites, eliminando assim o excesso de resina e as bolhas. Já a cura, quando realizada em estufa, permite maior interação das fibras, o que favoreceu o resultado final.

"Ensaios de resistência e de durabilidade foram realizados. É importante destacar o apoio que recebemos da VI Fiberglass e Vetrotex", diz Marcelo Rebouças.

"O disco de freio foi elaborado para o Baja off-road, mas é também indicado para outros veículos, como urbanos, motocicletas e de competição", sugere.