Sisgraph lança no Brasil nova máquina para produção de peças

A Sisgraph traz para o Brasil a nova máquina FDM 900mc, da Stratasys, equipamento destinado a produzir peças, mas que também pode construir protótipos e ferramentas rápidas. A nova máquina é indicada para empresas que tenham lotes pequenos e médios de produção de uma variedade imensa de produtos, chegando ao ponto de fabricar produtos personalizados.

"A FDM 900mc utiliza o processo FDM para a construção dos protótipos e peças, que é o processo mais utilizado no mundo, e ele não exige ambientes especiais, tais como atmosferas controladas ou ventilação/refrigeração forçada, portanto, um equipamento ideal para a engenharia", afirma Wilson do Amaral Neto, engenheiro de aplicações da Sisgraph.

Ele acrescenta que a FDM 900mc foi projetada para oferecer precisão dimensional, repetibilidade e variedade de materiais (materiais nobres da engenharia), conferindo maior rendimento e confiança nas peças, modelos e protótipos construídos.

"Seu grande volume foi concebido para as grandes peças, que nos sistemas existentes precisam ser construídas em partes e depois coladas, e para maiores lotes de peças quando o sistema estiver em uso para a manufatura rápida".

Além disso, Neto lembra que, embora a FDM 900mc seja um equipamento de grande porte, ela não necessita de um operador dedicado, deixando o engenheiro/projetista livre para a sua função principal, que é a elaboração do produto.

"Empresas que desenvolvam produtos e componentes de médio porte também são ótimos candidatos a utilizar a 900mc, uma vez que o novo envelope (volume útil de construção) é de 914 x 610 x 914 mm. Destacam-se as empresas automobilísticas, do setor aeroespacial, da área de plásticos e grandes universidades", diz Neto.

Nova Concepção

O gerente da Sisgraph explica que a 900mc foi concebida para a manufatura rápida, diferente de outros modelos anteriores, que eram equipamentos de prototipagem rápida, na origem, e tinham capacidade de produzir algumas peças.

"A diferença está na concepção, pois a FDM 900mc nasceu para manufatura rápida. Os conceitos de hardware, software e de processo tiveram que ser revistos para atender aos requisitos do mercado. A FDM 900mc, em especial, representa um passo adiante. Nossos equipamentos são planejados para corresponder às expectativas da manufatura rápida, mas também queremos atender, e superar, as expectativas de quem quer prototipagem rápida".

Neto conta que o processo FDM (Fused Deposition Modeling - Modelamento por Deposição de Material Fundido) é o mesmo de outros modelos anteriores. "As inovações do seu projeto é que fazem a diferença entre a FDM 900mc e os outros sistemas da Stratasys, conferindo uma performance superior a qualquer outro dos nossos equipamentos. Eu destaco o tamanho do seu envelope, o qual é incomparavelmente maior do que qualquer outro que a Stratasys já tenha produzido".

Para se ter uma idéia, outro modelo anterior (a FDM 200mc) possui um envelope de 203 x 203 x 305 mm e a FDM 900mc tem um envelope de 914 x 610 x 914 mm. "Praticamente pode-se encaixar o equipamento FDM 200mc dentro do envelope da 900mc".

Mais Recursos

A FDM 900mc garante maior precisão e repetibilidade nas peças construídas. "Toda a movimentação está muito rápida, precisa e suave, planejada especialmente para a produção de peças. Entre os novos recursos, Neto lembra que a FDM 900mc inicialmente trabalhará com os materiais ABS-M30, policarbonato e polifenilsulfona (e futuramente outros materiais serão incorporados ao sistema).

A nova máquina também pode receber maior quantidade de matéria-prima, já que a FDM 900mc possui o sistema Hot-Swap de alimentação de matéria-prima, onde dois canisters de material de modelamento e mais dois canisters de material de suporte são colocados no sistema.

Sobra a Sisgraph

As soluções de Prototipagem Rápida Sisgraph/ Stratasys são líderes absolutas no mercado brasileiro. Com dezenas de usuários produzindo protótipos funcionais numa variada gama de produtos, a Prototipagem Rápida é a mais recente tecnologia para produção de modelos físicos a partir de projetos em sistemas CAD 3D.

Para a produção de protótipos funcionais de engenharia, a Stratasys desenvolveu a tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling). É a única que permite a produção de peças em ABS, policarbonato e polifenilsulfona, alguns dos plásticos de engenharia mais utilizados pela indústria.

Essa tecnologia destaca-se pela extrema simplicidade e por não causar danos ao meio ambiente. Planejados para operar em ambiente de escritório, os equipamentos da Stratasys dispensam instalações complexas, possuindo um funcionamento limpo e silencioso.