Romi firma convênio de intercâmbio tecnológico

A Indústrias Romi, líder brasileira na produção de máquinas e equipamentos industriais, firma hoje (19/12), em São José dos Campos, convênio de cooperação com a Associação de Pós-Graduandos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (APG-ITA) para o desenvolvimento de intercâmbio científico e tecnológico, com a realização de pesquisas de interesse comum.

O convênio prevê um programa de ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias e a utilização de instalações e equipamentos.

A empresa fornecerá à associação um centro de torneamento Romi E280A, máquina de última geração a ser utilizada em pesquisas próprias ou para terceiros, relacionadas à usinagem de peças metálicas.

A APG-ITA representa os pós-graduandos e pós-graduados (mestres e doutores) do ITA e tem por objetivo estimular a pesquisa e o desenvolvimento no campo da tecnologia avançada, da ciência e da educação, apoiando instituições federais de ensino superior e prioritariamente o ITA. Com o convênio, poderá dar suporte a empresas de seu relacionamento interessadas na aplicação do conhecimento científico em processos de usinagem.

"O ambiente de conhecimentos avançados do ITA pode nos ajudar a aprimorar nossos produtos e tecnologias”, afirma Livaldo Aguiar dos Santos, diretor-presidente da Romi. “A universidade tem condições técnicas e educacionais para colaborar e incrementar as áreas de pesquisa das indústrias, e esse convívio pode produzir avanços para os produtos e para as escolas”, acrescenta.

Companhia com tradicional atuação na pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos e tecnologias, a Romi investe anualmente nessa área 4% de seu faturamento líquido anual, e tem mais de 60 patentes de invenção já concedidas, além de 30 pedidos em análise no Brasil e no exterior.

Sobre a Romi

Fundada em 1930, a Indústrias Romi S.A. é líder no mercado brasileiro de máquinas e equipamentos. Companhia aberta e, desde março de 2007, listada no Novo Mercado da Bovespa, fabrica: máquinas-ferramenta, com destaque para tornos e centros de usinagem; máquinas injetoras de plástico; sistemas de usinagem de furos de alta precisão Romicron®; e peças de ferro fundido cinzento, nodular e vermicular, fornecidas brutas ou usinadas.

Seus produtos e serviços estão presentes em todos os continentes e são utilizados pelos mais diferentes segmentos produtivos, como as indústrias automobilísticas, de bens de consumo em geral, de máquinas e equipamentos industriais e de máquinas e implementos agrícolas.

Saiba mais.