USP simula desgaste dos risers para a P55

POLI realiza estudos para a Petrobras para estimar a vida útil dos risers

Fonte: USP/POLI - 20/03/07

Nos próximos quatro meses os computadores do Núcleo de Dinâmica e Fluidos (NDF), do Departamento de Engenharia Mecânica da POLI/USP vão analisar a vida útil dos risers que irão equipar a Plataforma P-55. Estes risers estarão sujeitos a Vibração-Induzida por Vórtices (VIV) devido às correntes marítimas e as ondas.

A busca por novas reservas de óleo tem levado ao desenvolvimento de campos localizados em águas profundas e ultra-profundas
(profundidades entre 1000 e 3000m). Os risers são sistemas tubulares que ligam os poços situados no fundo do mar às
plataformas. Pelo grande distanciamento entre as extremidades, os risers são estruturas esbeltas e estão sujeitos a VIV.

Esse fenômeno pode causar uma diminuição substancial da vida útil dos risers e, inclusive, inviabilizar a instalação de plataformas em certos locais. O custo unitário linear de alguns tipos de risers chega a custar US$2 mil. É comum em uma única plataforma a existência de 40 a 50 risers e umbilicais. Dado o custo unitário elevado, essas linhas chegam ao custo total da ordem de US$100 milhões. Esse valor em uma única plataforma!.

O estudo, a ser concluído em junho tem como objetivo estimar a vida útil dos risers da P-55 quando imersos nas condições ambientais reais do local da plataforma. "Serão estudadas as características e avaliada a vida útil dos risers. A Petrobrás define os perfis de corrente e a POLI irá simular, em seu supercomputador, se os modelos atendem às necessidades exigidas. Para isso checaremos fadiga e vida útil devido a VIV", esclarece o prof. Dr. Julio Meneghini, líder da equipe de pesquisadores.

Segundo Meneghini, para obter resultados confiáveis, serão simuladas 170 condições de correntes marítimas. "A Bacia de Campos, onde será instalada a P55, apresenta um quadro de correntes marítimas que, ao que sabemos, é dos mais complexos do mundo". Para esse trabalho o NDF está empregando o conhecimento acumulado em projetos patrocinados pela Petrobras, British Petroleum (BP), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O NDF é referência mundial em estudos sobre Vortex-Induced Vibration (VIV), fenômeno que ocorre ao longo do comprimento do riser e que influencia na vida útil dos equipamentos.