Roberto M. Schaefer é eleito presidente da CSMF da Abimaq

Setor de Máquinas   

O setor de máquinas-ferramenta compreende os fabricantes máquinas para processamento de metais por arranque de cavaco ou conformação, suas partes e acessórios.

O segmento alcançou um estágio de evolução que hoje agrega três faixas bem caracterizadas de mercado: máquinas de tecnologia tradicional (operada manual ou semi-automaticamente), máquinas automáticas com auxílio da eletrônica preponderante e os sistemas para produção, incluindo as máquinas especiais, os sistemas flexíveis (FMS), as ilhas ou células de produção (CELL), as linhas flexíveis de produção (FML), centro de usinagem e robôs.

O setor conta com importante, variada e moderna infra-estrutura de apoio, composta por uma constelação de fabricantes de componentes, ferramental, acessórios e dispositivos especiais altamente qualificados, fundição, forja, tratamentos térmicos e outros.   
   
Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura


Com 132 associadas, a CSMF tem entre suas atribuições promover o crescimento e a competitividade do setor por meio de pleitos, ações e projetos estruturados, tanto no âmbito nacional como no âmbito internacional, e defender os interesses dos fabricantes nacionais de máquinas-ferramenta em seus diversos campos de atuação.

Eleição

No dia 06 de Novembro de 2007, o presidente da MAG South America - mais conhecida como Cross Hueller Ind. De Máquinas - Roberto M. Schaefer, foi eleito o presidente da CSMF.O período do mandato é de 2 anos, sendo assim até 06 de Novembro de 2009. A cerimônia de posse ocorreu no dia 07 de Dezembro de 2007.