Evento discute tecnologias de produção no setor metal mecânico

A pró-reitoria de Extensão e o Laboratório de Novas Tecnologias de Produção - LTNP realizam nos dias 12 e 13, dois eventos na área de novas tecnologias de produção, direcionados a profissionais de empresas do setor de autopeças, de moldes e matrizes, e também a acadêmicos e professores do Departamento de Engenharia Mecânica.

Nos eventos, representantes de empresas fabricantes de equipamentos de alta tecnologia para a indústria fazem palestras sobre as modernas técnicas de metrologia industrial e apresentam casos de sucesso de empresas que utilizam essas técnicas.

Parceria

Duas novidades para este setor serão lançadas na quarta-feira, dia 12: o resultado da parceria entre a UCS e a empresa alemã Carl Zeiss, em qualificação de profissionais, e também a melhoria nas técnicas do processo de produção.

As parceiras assinam acordo de cooperação para implantação, na UCS, do Curso de Metrologia Industrial, na modalidade EAD, e lançam a máquina GageMax, instalada no Laboratório de Novas Tecnologias de Produção. Com a parceria, a Carl Zeiss e a Universidade trazem para a América Latina uma tecnologia inovadora no campo da medição direto no chão de fábrica.

O curso, em nível de extensão, inicia-se no próximo ano e objetiva o ensino da tecnologia de medição por coordenadas, em duas versões: a acadêmica, destinada a alunos, técnicos e professores da UCS; e a tecnológica, dirigida a funcionários de empresas sediadas na região. As aulas serão ministradas via Internet, em tempo real, diretamente das instalações do Centro de Demonstração da Carl Zeiss Industrielle Messtechnik, em Oberkochen, na Alemanha.

Todas as turmas terão acompanhamento de um professor da UCS, possibilitando as intervenções necessárias e auxílio aos estudantes. O acordo de cooperação entre a empresa e a UCS será assinado, no dia 12, quarta-feira, às 19h30min, na sala 113 do Bloco D, na Cidade Universitária.

Tecnologia

A máquina GageMax, instalada no Laboratório de Novas Tecnologias de Produção, é utilizada para a medição de peças de diversas configurações e aplicação em linhas automatizadas. Seu uso é específico para trabalhos no setor fabril, com temperaturas até 40º C e com uma incerteza de medição de, no máximo, três micrômetros. O equipamento permite verificar se a fabricação da peça satisfaz as tolerâncias dimensionais específicas pelo projeto em prazos curtos de produção.

A UCS é a primeira instituição na América Latina a receber essa tecnologia. "Com estas duas ações, a Universidade investe para se tornar um centro de excelência na área e fica cada vez mais próxima das empresas da região, produzindo e socializando o conhecimento no ensino, pesquisa e extensão e oferecendo mais tecnologia para qualificar seus cursos", observa o pró-reitor de Extensão, professor Alexandre Viecelli.

Seminário

Na quinta-feira, dia 13, realiza-se o Seminário Internacional de Novas Tecnologias de Produção, com palestras de profissionais de grandes empresas do setor, reconhecidas mundialmente, como a alemã Carl Zeiss, a japonesa Okuma e sueca Seco Tools. Todas são parceiras da UCS no funcionamento do Laboratório de Novas Tecnologias de Produção, inaugurado em agosto deste ano. O seminário destina-se a gerentes, supervisores, engenheiros e técnicos envolvidos com as áreas de produção, qualidade, metrologia, produto e desenvolvimento.

O coordenador do laboratório, professor Dr. Rolando Vallejos, explica que as tecnologias de produção abrangem várias áreas das engenharias como processos de fabricação, ciência dos materiais, metrologia dimensional e inclusive de projeto ou desenvolvimento de produto.

No LNTP são encontrados equipamentos modernos como um centro de usinagem de alta velocidade modelo MB 46 VA, fabricado pela Okuma; uma máquina para medir por coordenadas, específica para ser integrada ao meio produtivo, modelo GageMax da marca Carl Zeiss; e ferramental específico para a usinagem de alta velocidade, da empresa Seco.

Palestras

O seminário será realizado no auditório do Bloco H, na Cidade Universitária e o credenciamento será às 16h30min. Em seguida, na cerimônia de abertura, o professor Rolando Vallejos falará sobre A importância da aplicação de novas tecnologias no setor produtivo no Brasil. A programação prosegue com as seguintes palestras: 
- Medição direto no chão de fábrica – experiência e estudo de casos no mundo - Gerente de Vendas da Carls Zeiss Alemanha, Dr. João Carlos Oliveira Lopes.
- Practical application of dynamics - Engenheiro de Aplicação da Seco Jabro Tools - Wllco Van den Boogaard.
- The Intelligent Numerical Control – THINC - Diretor de Sistemas de Informação da Okuma America Corporation - Mr. Bryan Newman.
- Tomografia computadorizada, meios de medição de forma e superfície e medição ótica. Novidades do mundo da metrologia industrial - Vice-presidente de Vendas para Alemanha e América do Sul da Carl Zeiss - Werner Gerstner e Gerente de Aplicação e Marketing da empresa Accretech Europa, Yasuo Arakawa.


Tópicos: