Empresas do país estão em ranking das 100 mais competitivas

Treze empresas brasileiras participam do ranking feito pela consultoria Boston Group, que traz as cem companhias mais competitivas dos países em desenvolvimento.

Na lista, o Brasil aparece em terceiro lugar, atrás de China, com 41 nomes, e Índia, com 20, mas à frente de México e Rússia, com 7 e 6 empresas, respectivamente. A Argentina e o Chile têm apenas uma empresa cada.

Entre as empresas brasileiras presentes no ranking, estão as gigantes Vale, Petrobras, Embraer, Gerdau, Votorantim e Braskem, além de nomes como Sadia, Perdigão, Natura, Coteminas e WEG. Duas empresas nacionais estrearam no ranking este ano: JBS-Friboi e Marcopolo.

De acordo com a Boston Group, as companhias listadas estão crescendo rapidamente e ameaçam a liderança de grandes grupos mundiais, sobretudo os americanos e europeus.

A consultoria ressalta que as empresas de países em desenvolvimento estão crescendo três vezes mais que as 500 maiores dos Estados Unidos, representadas no indicador Standard & Poor's 500, da Bolsa de Valores Nova York.