Lançamento do Livro 500 Anos de Engenharia no Brasil

Prêmio Jabuti 2006, cat. Ciências Exatas, Tecnologia e Informática
Coleção Uspiana - Brasil 500 Anos
ISBN: 8531406838
Formato: 26x28 cm
Nº de Páginas: 384 pp.
Peso: 1935 g
Co-Editora(s): Imprensa Oficial
Clique na imagem para ver o sumário.  

A primeira notícia que se tem de obras no Brasil refere-se à construção da cidade de Salvador, em meados do século XVI, de forma rudimentar e sem o rigor técnico das construções renascentistas da mesma época na Europa.

Nos últimos quinhentos anos, a evolução da engenharia no país foi notável, e um pouco desta história está contada neste livro. Escritos por especialistas ligados à Escola Politécnica da USP e à Escola de Engenharia de São Carlos, os 23 capítulos que compõem a coletânea permitem acompanhar a evolução da matéria no país de maneira sucinta, porém rica em detalhes.

Alguns textos promovem uma visão global da engenharia no país desde o seu descobrimento, enquanto outros trazem discussões atuais em áreas específicas, como a construção civil, a mineração, a siderurgia, a metalurgia, a construção de estradas de rodagem, a mecatrônica, entre vários outros temas igualmente relevantes e importantes. Acompanha os artigos farta iconografia pesquisada e selecionada especialmente para esta edição.

A obra é organizada por José Carlos T.B. Moraes, que é graduado em Engenharia pela PUC-SP e em Física pela USP, em que também recebeu os títulos de mestre e doutor em Engenharia Elétrica. Realizou estudos de pós-doutorado na University of Toronto, Canadá. É professor titular do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Escola Politécnica da USP, presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica e membro da Sociedade Brasileira de Metrologia.



Comentários