UFSCar promove seminário sobre patentes e artigos científicos

No próximo dia 5 de dezembro, quarta-feira, será realizado na UFSCar o seminário "Indicadores de patentes e artigos científicos para estudos de Ciência & Tecnologia e Prospecção Tecnológica: a atuação do NIT/Materiais". O evento é uma iniciativa do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT) da UFSCar.

O palestrante será Leandro Innocentini Lopes de Faria, professor do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar. Na palestra serão apresentados conceitos de indicadores e casos de suas aplicações realizados pelo NIT em estudos de Ciência & Tecnologia e na prospecção tecnológica. Os indicadores elaborados a partir de patentes e artigos quantificam as mudanças ocorridas na Ciência e na Tecnologia e permitem análises e interpretações sobre causas e efeitos.

Esses indicadores têm sido cada vez mais aplicados aos estudos de Ciência e Tecnologia, de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva. As patentes e artigos científicos são fontes de informação importantes para a definição do estado da arte e de tendências de desenvolvimento de tecnologias e áreas científicas.

A apresentação tem início às 16 horas, na Sala de Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM) da UFSCar, na área Norte do campus. O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.

Mais informações sobre o NIT podem ser obtidas no endereço www.nit.ufscar.br.