Usuários serão os grandes produtores de conteúdo da web

Dentro de cinco anos, um quarto de todo o conteúdo de entretenimento de internet e da telefonia móvel virá do material criado pelos próprios usuários para enviar a seus amigos, previu nesta segunda-feira o operador finlandês de telefonia Nokia.

Para identificar qual será a tendência até 2012, esta empresa se baseou em uma pesquisa realizada entre usuários de 16 a 35 anos de 17 países de julho a setembro sobre o modo como usam a informação digital.

"Imaginamos que até um quarto do conteúdo de entretenimento que será consumido em cinco anos será, como costumamos dizer, circular", garantiu o vice-presidente do setor multimídia da Nokia, Mark Selby.

"A tendência que percebemos é a de que as pessoas têm um genuíno desejo não só de criar e compartilhar seus próprios conteúdos, mas também de se misturar e fazê-los circular por seus grupos de relação", acrescentou.

A pesquisa da Nokia revelou que 39% dos entrevistados vêem regularmente televisão pela internet, enquanto que 23% o fazem a partir de seus telefones celulares e 37% usam estes últimos para navegar pela rede.

Selby então exemplificou a tendência prognosticada pela pesquisa, segundo os costumes atuais dos usuários: "Alguém compartilha um vídeo de seu telefone celular numa noite que tenha saído para tomar algo com um amigo; este amigo pegou a gravação e acrescentou um documento sonoro e, em seguida, a passou a outro amigo".

E continuou: "Este último acrescentou algumas fotografias e passou tudo a outro amigo que, por sua vez, o enviou a outros mais. Este conteúdo continua circulando entre amigos que podem ou não estar próximos geograficamente e, mesmo assim, se tornou parte da diversão do grupo", finalizou.