BNDES lança plataforma para acompanhar projetos da Nova Indústria Brasil

Plataforma garante transparência do Plano Mais Produção, braço de financiamento da Nova Indústria Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou uma plataforma online para reunir informações sobre o Plano Mais Produção, braço de financiamento da Nova Indústria Brasil.

Disponível para toda a população e de fácil acesso, a ferramenta é um importante instrumento de transparência das ações da instituição, responsável pela gestão de R$ 250 bilhões do total de R$ 300 bilhões da política de neoindustrialização do governo Federal.

Transparência 

A plataforma traz o volume e a quantidade de projetos aprovados desde 2023 e o montante já desembolsado pelo banco. Também é possível pesquisar projetos aprovados por eixo (Produtividade, Exportação, Verde e Inovação), porte da empresa (micro, pequena, média ou grande), forma de apoio (direto ou indireto), além de pesquisar resultados por região e estado, com georreferenciamento. A população também terá acesso à lista de projetos contratados pelo BNDES e a textos que detalham muitas operações já aprovadas.

No lançamento da ferramenta, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, lembrou que o Brasil é o país que pode liderar a agenda verde e de transição climática, pois tem a melhor matriz energética e a melhor matriz de eletricidade entre os países do G20. “Esse banco, pela Bloomberg, é o que mais financiou energia limpa renovável na história. Temos um banco público que olhou, lá atrás, o que era o desafio. E que não pensa só no retorno de amanhã, mas pensa o desenvolvimento do país de uma forma muito mais articulada e abrangente”.


Continua depois da publicidade


Sobre a plataforma, Mercadante disse que o BNDES "reafirma o seu compromisso com a transparência de suas ações e informações e convida a sociedade brasileira para acompanhar a implementação da Nova Indústria Brasil, importante política do governo do presidente Lula, que está trazendo inovação tecnológica, transição energética e gerando empregos qualificados no país”. Ele lembrou ainda que o BNDES, hoje, é a instituição pública federal mais transparente segundo todos os tribunais de contas da União e a CGU, entre oito mil que foram analisadas.

Inovação industrial

Na mesma solenidade de lançamento da plataforma, o BNDES e Finep assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para ampliar o apoio das duas instituições aos projetos de inovação no país, no âmbito da Nova Indústria Brasil.

Pelo acordo, as duas instituições têm prazo de 90 dias para produzir um plano de trabalho que promova o intercâmbio de informações, conhecimentos técnicos e análises. O objetivo é aprimorar políticas operacionais, programas, produtos e processos internos, além de promover a inovação no país.

“BNDES e Finep também vão trabalhar para fomentar a inovação em todas as regiões do país, contribuindo para reduzir as desigualdades e garantindo que os recursos estimulem a criatividade em todo o Brasil. A Nova Indústria Brasil é, sobretudo, inovadora”, afirma o presidente do BNDES.

*Imagem de capa: Depositphotos