UCB Power investe R$ 380 milhões em energia limpa em MG

A UCB Power vai produzir sistemas pioneiros de armazenamento de energia (BESS) em sua fábrica em Extrema

A UCB Power anunciou um investimento de R$ 380 milhões em energia limpa em Extrema, Sul de Minas Gerais, ao longo dos próximos quatro anos (2024-2028). O investimento, confirmado pelo governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da agência Invest Minas, deve gerar mais de 120 empregos diretos.

A multinacional brasileira planeja produzir soluções inovadoras de armazenamento de energia de alta voltagem (BESS - Battery Energy Storage System) na fábrica de Extrema. Este projeto visa fortalecer a infraestrutura elétrica no Brasil e promover parcerias com universidades e centros de pesquisa locais, de acordo com o anúncio.

​“Acreditamos no mercado brasileiro e na evolução das demandas de armazenamento de energia em vários segmentos, de usinas fotovoltaicas às baterias automotivas. A expansão de nossas instalações e o amadurecimento do mercado serão fatores importantes para a consolidação do setor de armazenamento no país. Com o investimento na infraestrutura elétrica necessária teremos uma economia mais sustentável, dinâmica e eletrificada”, afirma George Fernandes, CEO da UCB Power.

Após a primeira fase do investimento, que envolve a produção de baterias de armazenamento de energia, a UCB Power planeja expandir sua capacidade produtiva, dobrando-a na segunda etapa, prevista para 2025-2026.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, elogiou o compromisso da empresa com a transição energética e as metas de redução das emissões de carbono. O CEO da UCB Power, George Fernandes, destacou a confiança no mercado brasileiro e o crescimento do setor de armazenamento de energia.

Com quase 50 anos de experiência, a UCB Power é uma das principais fornecedoras de soluções de armazenamento de energia no Brasil e na América Latina. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU e líder nacional em soluções de armazenamento de energia para comunidades remotas.


Continua depois da publicidade


*Imagem de capa: Depositphotos