Empresas lançam nova tecnologia para produção de etanol

lança

Fonte: Assessoria da Dedine - 30/11/07
   
A Dedini S/A Indústrias de Base e a empresa canadense Vaperma Inc. assinaram nesta semana um acordo de cooperação para oferecer uma solução inédita no Brasil aos produtores de etanol: o Sistema de Membranas SiftekT, que proporciona um custo menor para a desidratação do álcool e aumenta significativamente a produção de energia a partir de economia de vapor.

O acordo pretende colocar em funcionamento a primeira planta comercial com a nova tecnologia já em setembro de 2008. O novo sistema de membranas desenvolvido pela Vaperma permite a remoção de água de misturas de etanol pela total substituição de outros equipamentos semelhantes e vem sendo testado com êxito há mais de um ano em uma usina de álcool à base de milho no Canadá.

As destilarias de álcool geralmente consomem grandes quantidades de vapor. Com a economia proporcionada pelo novo Sistema de Membranas SiftekT, a geração de energia elétrica se configura em uma fonte adicional de receitas. "Os produtores que utilizam a cana-de-açúcar como matéria-prima têm um retorno imediato sobre o investimento, já que há uma renda adicional resultante da bioeletricidade gerada pela redução significativa no consumo de vapor", disse Claude Létourneau, Presidente & CEO da Vaperma.


Segundo o vice-presidente de tecnologia e desenvolvimento da Dedini, José Luiz Olivério, a aplicação da tecnologia Vaperma em parceria com a Dedini no Brasil reforça a liderança do País na produção mundial de etanol e consolida a Dedini como maior fabricante de equipamentos para este fim. "Encontrar novas formas de melhorar a eficiência da transformação de cana-de-açúcar em etanol é um dos grandes desafios para manter a competitividade brasileira no mercado internacional", disse.

Sobre a Dedini

A Dedini S/A Indústrias de Base fornece peças, componentes, equipamentos, plantas e unidades completas para diversos sectores do mercado. Com sede em Piracicaba e unidades em Sertãozinho (SP), Maceió (AL) e Recife (PE), o grupo foi fundado há 87 anos e é líder mundial no fornecimento de equipamentos e plantas completas para o setor sucroalcooleiro.

Atualmente, as destilarias projetadas e implantadas pela Dedini são responsáveis por 80 por cento da produção nacional de álcool e em torno de 25% da produção mundial. A empresa já forneceu 120 usinas completas, e tem capacidade para produzir cerca de 24 por ano.

A equipe de profissionais da empresa é treinada para oferecer uma ampla gama de serviços, tais como estudos de viabilidade, avaliações iniciais de processo, projetos de engenharia, fabricação de equipamentos, supervisão de montagem, montagem e instalação de indústrias em setores como açúcar e etanol; alimentos, sucos e bebidas; biodiesel; celulose e papel; cervejarias, cimento, energia e cogeração; fertilizantes; hidroelétricos; mineração e metalúrgica; petróleo; gás e petroquímicos; químicos e tratamento de efluentes.

Para saber  mais entre www.dedini.com.br

Sobre a Vaperma


A Vaperma Inc. é uma empresa canadense especializa em desenvolvimento, fabricação e comercialização de uma nova membrana polimérica - a SiftekT, de fibra oca -, material que permite a separação altamente seletiva de água de diversas misturas de gás e vapores orgânicos. As membranas da Vaperma são resistentes a calor e solventes.

A tecnologia de membrana oferece uma alternativa a processos de destilarias de álcool convencional para desidratação de etanol combustível. A tecnologia Vaperma SiftekT proporciona maior valor agregado aos produtos de seus clientes, por meio de maior desempenho e retornos econômicos. A estratégia de crescimento da Vaperma é focalizar na melhoria contínua das suas tecnologias de separação por meio de membranas para atender as necessidades mais amplas dos seus clientes.

Mais informações www.vaperma.com