Walter Lebante da empresa Wcam ganha Programador CAM

Concurso valoriza novas tecnologias na área de moldes e matrizes

Fonte: CIMM - 03/12/07
Fotos: Divulgação

A Wcam, empresa de prestação de serviços na área de modelamento e programação CNC, representada por Walter Lebante ganhou o Programador CAM 2007. “Foi o primeiro concurso que participei. Quando fiz minha inscrição, achei que poderia ter uma chance, mas que seria muito difícil, devido a grandes profissionais que tem nesta área”, diz Lebante.

O Concurso é um evento inovador, considerado um marco na centralização de discussões técnicas sobre tecnologias e processos utilizados na fabricação de moldes e matrizes. A empresa Wcam, de São Caetano do Sul, apresentou seu projeto no dia 19 de novembro. No mesmo dia, o Seminário “Desenvolvimento da Manufatura de Moldes e Matrizes” marcou o encerramento do evento.

Estiveram presentes no seminário renomados pesquisadores e profissionais da área de fabricação, com destaque ao palestrante Patxi Lopes, pesquisador do Centro Tecnológico Tekniker da Espanha, que falou sobre novas tecnologias para a fabricação de moldes, envolvendo processos de usinagem por laser, ultra-som, dentre outros.

“O evento levou os profissionais da área à reflexão sobre o tema. Dentre os trabalhos submetidos ao concurso, observam-se grandes e significativas disparidades nos processos de fabricação, realizado por cada empresa/programador, envolvendo ferramentas de corte, operações de usinagem, eletro-erosão, e tempo de fabricação”, diz o coordenador geral do Programador CAM, Dr. Adriano Fagali de Souza.

O pesquisador Walter Lebante desenvolveu um plano de trabalho que aborda o processo de fabricação de Cavidades ou Matrizes para Moldes, mostrando todo o processo utilizado, desde o recebimento e tratamento do arquivo, métodos de fixação e zeramento.

E também, definiu ferramentas e parâmetros de corte, tolerâncias, estratégias de usinagem, eletrodos para definição dos detalhes de produto e fechamento. “Levei o trabalho a sério, como se fosse um serviço contratado por uma empresa, fiz todo o processo necessário para construção da cavidade”, diz.

Para Lebante o Programador CAM incentiva o desenvolvimento de pesquisas no setor de moldes e matrizes e valoriza os profissionais que buscam alternativas para melhorar as tecnologias na área.

“Achei muito bom, pois  foi uma maneira de mostrar os métodos e processos que utilizo como prestador de serviço na área de CAD/CAM para programação de matrizes para Moldes”.
   
Segundo a assessoria do concurso, mais de 120 pessoas participaram do seminário, representando empresas de diversas regiões do país. No concurso Programador CAM 2007 se inscreveram 119 candidatos do Brasil e exterior (Portugal, Espanha e Costa Rica).

Tópicos:



Comentários