Capes lança edital Pró-Engenharias: boa oportunidade para IFM

Fonte: CIMM com informações da Assessoria - 29/11/07

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou edital do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Engenharias com inscrições até o dia 21 de dezembro. O Pró-Engenharias oferece bolsas de Mestrado e Doutorado, Iniciação Científica, recursos de custeio e viagens para grupos de pesquisa que atuam em colaboração na forma de equipes.

O Instituto Fábrica do Milênio já se prepara para encaminhar projetos. "O novo edital se encaixa exatamente com as demandas do IFM. Cada projeto pode abrigar até três grupos de pesquisa com duas bolsas de PG e uma de IC para cada grupo além de recursos para viagens e material de consumo. Trata-se de uma grande oportunidade para que os grupos em colaboração no IFM submetam propostas. Podemos submeter várias propostas", diz o coordenado do Instituto João Fernando de Oliveira.

O Programa Especial


O Pró-Engenharias busca implantar redes de cooperação acadêmica no país todo, o que possibila a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e principalmente, a formação de recursos humanos pós-graduados nas áreas de Engenharia.

Poderão concorrer programas de Pós-Graduação stricto sensu, reconhecidos pela Capes (MEC), em áreas de concentração ou linhas de pesquisa que possam atender às demandas da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE).

As equipes participantes do projeto deverão ser constituídas por pesquisadores/professores e estudantes vinculados às instituições de ensino superior ou a outras instituições de pesquisa em nível de pós-graduação. Para mais informações clique aqui

A Capes

A Capes é uma fundação do Ministério da Educação que há mais de 50 anos investe no desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu focada na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior. É responsável por mais da metade das bolsas de pós-graduação no país, avalia cursos de mestrado e doutorado, além de financiar a produção e a cooperação científica.

O Instituto Fábrica do Milênio

O Instituto Fábrica do Milenio é uma organizaçao em âmbito nacional, apoiada pelo MCT, que agrega 600 pesquisadores, em 39 grupos de pesquisas, alocados em 32 Instituiçoes de Ensino Superior. Seu perfil de atuaçao é focado na pesquisa em manufatura voltada para as necessidades nacionais da indústria.

Clique na imagem e saiba mais sobre o IFM.


Tópicos: