Pirelli investe R$ 200 mi em laboratórios de P&D e centro logístico

A fabricante de pneus inaugurou os laboratórios de última geração e deu início às obras do seu novo centro logístico, buscando fortalecer sua presença na América Latina

A Pirelli inaugurou seus novos Laboratórios de Desenvolvimento de Materiais e Indoor e deu início à construção do Centro Logístico de Armazenamento de pneus e matérias-primas, ambos situados no Polo Industrial de Campinas, interior de São Paulo. Com um investimento de R$ 200 milhões, parte do plano industrial da empresa, esse movimento visa fortalecer sua posição estratégica na América Latina, estimulando a inovação e contribuindo para o crescimento econômico do setor automotivo regional, conforme comunicado da empresa nesta quarta-feira. 

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli, o maior da empresa na América Latina. Imagem: Divulgação/ Pirelli

“A fábrica de Campinas se reafirma, com estes investimentos, como o ponto nevrálgico da tecnologia e da produção de pneus Pirelli na América Latina. Essa iniciativa reforça nosso compromisso de elevar a segurança e a excelência técnica em benefício dos consumidores, além de colocar em prática as mais recentes e inovadoras tecnologias. Já o novo armazém permite aumentar ainda mais a sinergia entre a manufatura e o escoamento da produção por promover uma gestão mais eficiente. Desta forma, iremos aprimorar o gerenciamento de fluxo de pneus produzidos localmente, sendo ainda mais competitivos”, afirmou Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli na América Latina.

Os recém-inaugurados laboratórios são parte integrante do maior Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli na América Latina, sendo equipados com tecnologia de ponta para conduzir uma ampla gama de testes. Segundo a empresa, os núcleos de engenharia estão habilitados a realizar os testes mais rigorosos da indústria mundial de pneus. Isso inclui testes indoor, com máquinas e robôs que avaliam desde a resistência dos componentes até a durabilidade dos pneus, bem como testes físico-químicos dos materiais, abrangendo processos como análise de propriedades térmicas e dos materiais utilizados na fabricação.


Continua depois da publicidade


Leia também a série exclusiva do CIMM: Laboratórios de Manufatura e a Tríplice Aliança

Além disso, o centro busca fortalecer a colaboração com a comunidade acadêmica e científica local, disse a empresa, promovendo parcerias estratégicas que não apenas a beneficiam, como também impulsionam o desenvolvimento tecnológico da região como um todo.

Os novos laboratórios da Pirelli possibilitarão melhorias na qualidade e performance de seus pneus. Imagem: Divulgação/Pirelli

A construção do novo armazém, fruto de uma parceria entre a Pirelli, TZI Properties e Galápagos Capital, está em andamento e deve ser concluída em 14 meses. Com 55.800 metros quadrados, o armazém entrará em operação no primeiro trimestre de 2025. Além de expandir as capacidades logísticas, o novo centro também contribuirá para reduzir as emissões de CO₂ em cerca de 5.000 transportes de carga por ano, promovendo a sustentabilidade ambiental.